Projeto que propõe redução do cotão em 25% está parado na Câmara
O deputado Sanderson (PSL) apresentou, em dezembro do ano passado, um projeto à Mesa Diretora da Câmara sugerindo redução de 25% nos valores da cota parlamentar destinada aos deputados...
O deputado Sanderson (PSL) apresentou, em dezembro do ano passado, um projeto à Mesa Diretora da Câmara sugerindo redução de 25% nos valores da cota parlamentar destinada aos deputados.
“O Brasil tem o segundo Congresso Nacional mais caro do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos. Cada um dos 513 deputados brasileiros e dos 81 senadores custa mais de US$ 7 milhões por ano – seis vezes mais que um parlamentar francês, por exemplo, o que equivale a cerca de R$ 31,5 milhões por ano”, diz Sanderson na justificativa da proposta (veja aqui a íntegra).
O projeto está parado.
Enquanto isso, os 513 deputados têm direito a um valor mensal (veja a tabela abaixo), a depender do estado que representam, para gastar com quase tudo o que vocês conseguirem imaginar. Basta apresentar a nota da despesas — em tese, relacionada com a atividade parlamentar — e ter o valor ressarcido.
Ontem, por exemplo, mostramos que a deputada Bia Kicis usou o cotão até para pagar a moderação de chat em suas transmissões ao vivo nas redes sociais durante a pandemia da Covid-19 — a informação consta na nota fiscal apresentada por ela para ressarcimento e que está no site da Câmara para quem quiser ver.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)