PF: dinheiro para livros sobre a Covid-19 desviado na Paraíba
A Polícia Federal deflagrou hoje uma operação em Aroeiras (PB) com o objetivo de combater o desvio de recursos públicos.
A Polícia Federal deflagrou hoje uma operação em Aroeiras (PB) com o objetivo de combater o desvio de recursos públicos.
A Operação Alquimia cumpriu três mandados de busca e apreensão na residência do investigado, em uma empresa, e na prefeitura de Aroeiras. As ordens foram expedidas pela 6ª Vara Federal da Subseção Judiciária em Campina Grande. A operação envolveu 20 policiais federais e 3 auditores da CGU.
Segundo a PF, a investigação começou diante indícios de irregularidades na aquisição de livros, pela prefeitura de Aroeiras, com recursos do Fundo Nacional de Saúde, por meio de procedimentos de inexigibilidade de licitação, com o pretexto de auxiliar na disseminação de informação e combate ao novo coronavírus.
Para a PF, “restou demonstrado que livros e cartilhas similares estão disponibilizadas gratuitamente na página do Ministério da Saúde na internet”. Além disso, a CGU apontou que um dos livros foi adquirido pela prefeitura por cerca de 330% a mais que o valor comercializado na internet, o que ocasionou um superfaturamento de R$ 48 mil.
Os investigados responderão por inexigibilidade indevida de licitação e peculato, além de outras condutas criminais correlatas. Segundo a PF, as penas somadas podem chegar a 17 anos de prisão.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)