Presidente da frente Brasil-China diz que Eduardo Bolsonaro foi irresponsável
Um dia após o embate entre Eduardo Bolsonaro e o embaixador chinês, Yang Wanming, o presidente da Frente Parlamentar Brasil-China, deputado Fausto Pinato, criticou a postura do colega...
Um dia após o embate entre Eduardo Bolsonaro e o embaixador chinês, Yang Wanming, o presidente da Frente Parlamentar Brasil-China, deputado Fausto Pinato (PP-SP), criticou a postura do colega.
Segundo Pinato, Eduardo “irresponsavelmente tenta imputar à nação chinesa a culpa pelo surgimento do coronavírus”. O presidente da Frente pediu que as autoridades brasileiras apurem uma ameaça que o embaixador teria recebido após o episódio.
“É inaceitável que uma relação de parceria e amizade sofra um revés dessa magnitude por conta de uma atitude inconsequente e irresponsável de um parlamentar (filho do presidente da República)”, afirmou.
Leia a íntegra da nota:
“A Frente Parlamentar Brasil-China vem a público mais uma vez manifestar total repúdio à declaração do deputado federal Eduardo Bolsonaro, que irresponsavelmente tenta imputar à nação chinesa a culpa pelo surgimento do coronavírus.
Não cabe a um parlamentar alimentar teorias conspiratórias e, por conseguinte, colocar em xeque mais de 45 anos de amizade e parceria entre duas grandes nações que sempre se respeitaram. A China não apenas vem combatendo bravamente a propagação do vírus no seu território, como tem colaborado, com vários países, inclusive o Brasil, com o envio de materiais, informações, e pesquisas.
É, portanto, uma falta de respeito e responsabilidade essas declarações que não encontram qualquer embasamento com a realidade. Tal imprudência, além de ser um atentado às nossas relações diplomáticas, ainda contribuíram para que o embaixador da China no Brasil, Yang Wanming, se tornasse alvos de ameaças em relação a sua segurança pessoal.
Nós exigimos que o governo apure tais manifestações e assegure a integridade física do embaixador e da sua família. É inaceitável que uma relação de parceria e amizade sofra um revés dessa magnitude por conta de uma atitude inconsequente e irresponsável de um parlamentar (filho do presidente da República).
A China é hoje a nossa maior parceira comercial , essencial para o equilíbrio da nossa balança comercial. Para além das relações econômicas, há um histórico de cooperação e confiança mútua entre as duas nações. Uma sólida parceria que nós, da Frente Parlamentar Brasil-China, esperamos que não seja abalada. Mais uma vez, pedimos, em nome de todos os brasileiros, desculpas aos nossos irmãos chineses. Aos membros do governo que desejam alimentar a cisão e o conflito, pedimos respeito. O momento é de união e cooperação.
Deputado Federal Fausto Pinato
Presidente da Frente Parlamentar Brasil-China”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)