Globo nega queda de audiência pelo documentário de Marielle
A Globo enviou a O Antagonista nesta manhã uma nota contestando a informação, publicada ontem, de que o documentário sobre Marielle, vereadora do PSOL assassinada em 2018, havia derrubado sua audiência...
A Globo enviou a O Antagonista nesta manhã uma nota contestando a informação, publicada ontem no site, de que o documentário sobre Marielle, vereadora do PSOL assassinada em 2018, havia derrubado sua audiência.
Ei-la:
“Não é verdade que o primeiro episódio do documentário sobre a vida de Marielle derrubou a audiência da Globo. Ao contrário. Pelos dados prévios, o documentário liderou a audiência no RJ, em SP e no PNT (Painel Nacional de Televisão), chegando inclusive a aumentar a audiência da faixa horária em SP e no PNT em 2 pontos, em comparação com as 4 quintas anteriores. Assim que recebermos os dados consolidados do Ibope, encaminharemos também.”
Em seguida, recebemos a seguinte nota da emissora:
“O primeiro episódio de ‘Marielle – O Documentário’, exibido na ‘Pré-estreia Globoplay’ desta quinta-feira, dia 12, aumentou a audiência da faixa horária em São Paulo e no Rio de Janeiro, em comparação às 4 quintas anteriores. Em São Paulo, registrou 13 pontos de audiência e 28% de participação. São 3 pontos acima da média de audiência da faixa nas últimas 4 quintas-feiras e 2 pontos a mais de participação na capital paulista. No Rio, registrou 16 pontos de audiência e 33% de participação, elevando em 4 pontos tanto a audiência quanto a participação em relação à média da faixa nas 4 quintas-feiras anteriores. Os episódios completos de ‘Marielle – O Documentário’ já estão disponíveis no Globoplay para assinantes. A série documental conta a vida e a morte da vereadora do Rio de Janeiro e do seu motorista, Anderson Gomes, em um atentado há dois anos.”
O Antagonista não disse que a audiência da Globo na quinta-feira (12) foi menor que a das quatro anteriores. A produção da Globoplay, de fato, melhorou os índices nesse recorte. O Antagonista reportou a queda de audiência durante a exibição da série e, nos dados consolidados que seriam divulgados na sexta-feira, como dito na nota original, a participação da Globo, na mesma quinta-feira, foi a seguinte: com o “BBB”, programa que imediatamente antecedeu “Marielle – O Documentário”, a participação da Globo ficou em 45% dos televisores ligados. A da série ficou em 28%. É o número que mede a preferência do público dentro do universo de TVs ligadas – é natural que os programas exibidos depois das 23h00 tenham menos pontos que os do horário nobre, mas não é regra que a participação caia junto.
Outro aspecto abordado por O Antagonista foi a aproximação do SBT. A Globo não perdeu o primeiro lugar no horário, mas viu o concorrente se aproximar. Nos quase dez minutos em que “A Praça é Nossa” enfrentou o “BBB”, o SBT perdeu para a Globo por 9 a 25 em pontos de audiência. Contra a íntegra de “Marielle”, perdeu por 10 a 13.
O critério pode ser contestado, mas foi transparente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)