Maior preocupação é falta de leitos, diz Mandetta
Na entrevista coletiva em que anunciou 13 casos confirmados da Covid-19 no Brasil, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, afirmou que uma das grandes preocupações no combate à doença é a falta de leitos nos hospitais...
Na entrevista coletiva em que anunciou 13 casos confirmados da Covid-19 no Brasil, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, afirmou que uma das grandes preocupações no combate à doença é a falta de leitos nos hospitais.
É o que tem acontecido em alguns dos países mais afetados pelo novo coronavírus, disse o ministro.
“O que nós temos percebido na Itália e nos outros países é que, como é um quadro clínico arrastado, os pacientes costumam permanecer [no hospital] por um período de internação prolongado. Então, não rodam os leitos. É diferente de uma gripe”, explicou Mandetta.
“O conjunto de casos acaba atacando o sistema de saúde hospitalar, e não tanto o indivíduo, mas a coletividade. [A Covid-19] Não tem letalidade alta, mas provoca essa lotação de leitos hospitalares.”
Ele disse ainda:
“[A recomendação é] Evitar hospital sem necessidade. Se a gente conseguir deixar hospital para os pacientes que necessitam de hospital, temos condições de atravessar o número de leitos de que nós necessitamos. […] Não é pânico. A gente tem um país continental, a gente tem uma cidade populosa que se comunica com todos os estados Nós estamos nos preparando com todas as nossas possibilidades.”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)