Diego Amorim nos conta, também em vídeo, o que esperar desta semana.
1) Jair Bolsonaro está na Índia, onde participou há pouco da abertura de um evento empresarial. Ainda hoje, o presidente vai conhecer o Taj Mahal.
Desde que chegou à Índia, no sábado, os dois países assinaram 15 acordos de cooperação.
Bolsonaro retornará ao Brasil nesta terça-feira.
2) Continuaremos acompanhando as questões que envolvem o pleito pela recriação do Ministério da Segurança Pública, hoje atrelado ao superministério comandado por Sergio Moro.
Jair Bolsonaro já disse que, por enquanto, é zero a chance de recriação da pasta, mas o ex-deputado Alberto Fraga segue criticando Moro e sinalizando que está na disputa pela pasta.
3) Nesta semana, o juiz Ricardo Leite, da 10ª Vara Federal de Brasília, pode decidir sobre a denúncia do Ministério Público Federal no âmbito da Operação Spoofing.
Na semana passada, o procurador Wellington Oliveira denunciou Glenn Greenwald e outras seis pessoas acusadas de participação no ataque hacker que invadiu celulares de diversas autoridades.
4) O Tesouro Nacional e o Banco Central divulgam os dados consolidados das contas públicas de 2019.
A melhora no resultado reduzirá o deficit do setor público para menos de R$ 70 bilhões, segundo antecipou o secretário do Tesouro Nacional, Mansueto Almeida. A previsão inicial era de um rombo de R$ 132 bilhões.
5) Esta é a última semana do recesso parlamentar. Deputados e senadores, em tese, voltarão ao Congresso na próxima segunda-feira.
Alguns partidos já definiram seus novos líderes, mas outros só tomarão essa decisão no retorno das férias — o líder é importante porque reflete o sentimento da bancada e orienta votações em plenário.
De resto, monitoraremos a movimentação para criação da Aliança pelo Brasil.
Bom dia e boa semana.
Assista: