Schwartsman: “Não será um grande erro, se o BC cortar os juros agora”
Para Alexandre Schwartsman, ex-diretor de política internacional do BC, seria melhor esperar mais um mês para começar a cortar os juros...
Para Alexandre Schwartsman, ex-diretor de política internacional do BC, seria melhor esperar mais um mês para começar a cortar os juros.
Mas, se o Copom decidir iniciar o ciclo de afrouxamento monetário agora, não será nada com que se preocupar. Veja os principais trechos da conversa com O Financista, publicada na newsletter de O Antagonista neste domingo:
O Financista: Como o sr. avalia a inflação de 0,08% em setembro? É tão boa, quanto o mercado diz?
Alexandre Schwartsman: Ela surpreendeu por vir abaixo das expectativas. Há alguns fatores acidentais, como a variação dos alimentos, mas há fatores mais positivos. Um deles é a queda do núcleo de inflação. Outro é o índice de difusão da inflação, que também está menor. O que ainda preocupa é o setor de serviços.
O Financista: Neste sentido, é possível esperar um corte de juros já em outubro?
Schwartsman: Eu esperaria um pouquinho mais, até novembro. Assim, daria tempo de vermos o comportamento dos preços de serviços e a aprovação da PEC do Teto. Mas, sinceramente, essa é uma questão marginal agora. Não diria que o BC cometerá um grande erro, se começar a cortar os juros em outubro.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)