A caixa-preta de Bolsonaro
O Estadão, em editorial, diz que Jair Bolsonaro votou a favor da MP que permitiu o financiamento de jatinhos por parte do BNDES: “É muito estranho que Bolsonaro tenha afirmado que esses financiamentos não pareciam ser legais...
O Estadão, em editorial, diz que Jair Bolsonaro votou a favor da MP que permitiu o financiamento de jatinhos por parte do BNDES:
“É muito estranho que Bolsonaro tenha afirmado que esses financiamentos não pareciam ser legais. Em 2009, quando era deputado federal pelo Partido Progressista, legenda que formava a base de apoio do governo de Luiz Inácio Lula da Silva, Jair Bolsonaro votou a favor do PSI. Nos anais da sessão do plenário da Câmara dos Deputados do dia 3 de novembro de 2009, consta o voto favorável do deputado Jair Bolsonaro à MP 465/2009 – depois convertida na Lei 12.096/2009 –, que instituiu a política do PSI.
É plenamente cabível a discussão se o PSI foi uma política adequada de incentivo à economia. Segundo o BNDES, entre 2009 e 2014, foram financiadas 134 aeronaves da Embraer, no valor total emprestado de R$ 1,9 bilhão. Tendo em vista que o PSI ofereceu juros abaixo da taxa básica (Selic) para a compra das aeronaves, essas operações tiveram um custo para o Tesouro. De acordo com os cálculos do BNDES, tal subsídio custou R$ 693 milhões em valores corrigidos.
Mas o PSI não tem nada de ‘caixa-preta’ (…).
As empresas que utilizaram a linha de crédito do PSI para a compra de aeronaves não praticaram nenhuma ilegalidade com a tomada desse crédito. Elas simplesmente aderiram a um programa público de subsídio para a compra de aviões – um programa que, repita-se, contou com o voto do então deputado Jair Bolsonaro.”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)