Por que só a recondução de Bandeira ao CNMP foi confirmada pelo Senado?
As reconduções e as novas indicações para o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) estão travadas no Senado...
As reconduções e as novas indicações para o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) estão travadas no Senado.
O Antagonista noticiou que há uma clara intenção de usar as indicações ao CNMP para “pedir a cabeça” de Deltan Dallagnol, coordenador da força-tarefa da Lava Jato: pelo menos 5 senadores confirmaram o movimento nos bastidores para aprovar apenas “nomes alinhados”.
O conselho tem 14 membros, com mandato de 2 anos e direito a uma recondução de igual período. Com as três sabatinas realizadas ontem na CCJ, 10 deles estão com indicação ou recondução prontas para serem apreciadas no plenário.
Vamos detalhar:
— Rinaldo Reis Lima e Oswaldo Lima Neto, indicações novas do MP Estadual, foram sabatinados em 29 de maio. Lauro Machado Nogueira, candidato à recondução — também pelo MP Estadual –, foi sabatinado no mesmo dia;
— Luciano Freire (indicado pelo STJ), Marcelo de Souza (indicado elo MPM), Sebastião Caixeta (indicado do MPT) e Demerval Gomes Filho (indicado do MPDFT) — todos candidatos à recondução — foram sabatinados em 25 de junho;
— Ontem foram sabatinadas Fernanda Marinela de Sousa e Sandra Krieger Gonçalves, indicações da OAB, e Silvio Roberto Oliveira de Amorim Júnior, indicado do MPF e candidato à recondução.
Quando é questionado sobre esses prazos, Davi Alcolumbre, presidente da Casa, alega que tem até setembro para bater o martelo.
Mas relembremos o que noticiamos ontem: Luiz Fernando Bandeira de Mello Filho, aliado de Renan Calheiros e atual secretário-geral do Senado, já teve sua recondução confirmada (com antecedência) pelo Senado. Seu processo começou a tramitar na Casa em 29 de novembro do ano passado e 13 dias depois estava concluído, com aprovação no plenário no mesmo dia da sabatina na CCJ.
Bandeira é um dos autores da representação que pede a investigação dos procuradores da Lava Jato. Releia clicando aqui reportagem sobre ele publicada na edição 43 da Crusoé.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)