O Comentarista: New York Times deixa de publicar cartuns políticos
A edição internacional do New York Times vai deixar de publicar cartuns políticos diários. O Comentarista explica por que isso aconteceu e quais foram as repercussões...
A edição internacional do New York Times vai deixar de publicar cartuns políticos diários.
A decisão veio à tona nesta segunda (10) no blog do cartunista Patrick Chappatte e foi confirmada no mesmo dia pelo editor de opinião do jornal.
Durante mais de 20 anos, Chappatte publicou dois cartuns por semana no jornal, começando quando ele ainda tinha o nome de International Herald Tribune. A publicação vai encerrar essa tradição em 1º de julho.
O Comentarista explica por que isso aconteceu e quais foram as repercussões.
Confira um trecho:
1. O gatilho
Como muitos jornais, a edição internacional do New York Times publicava dois tipos de cartuns: os feitos por chargistas “da casa” e aqueles adquiridos por syndication, ou seja, por agências distribuidoras. Assim como acontece com agências de notícias, cartunistas oferecem seu trabalho a agências para que ele seja republicado em qualquer jornal que quiser comprar.
Em 25 de abril, o jornal publicou uma dessas charges “syndicadas”. De autoria do cartunista português António Moreira Antunes, ela mostra Donald Trump de óculos escuros e quipá, sendo conduzido por um cão-guia com o rosto de Benjamin Netanyahu. A coleira tem uma estrela de Davi. A reação foi imediata. O filho mais velho do presidente, Donald Trump Jr., chamou o cartum de “anti-semita”.
Em nota editorial, o jornal admitiu que o cartum continha “elementos anti-semitas”, que era ofensivo e que foi um erro publicá-lo.
O jornalista israelense Anshel Pfeffer disse que a imagem de Netanyahu como cão-guia de Trump teria sido “uma dura, mas justa representação do relacionamento”, mas o quipá e a estrela de Davi conduziam o cartum a território anti-semita.
Nesta segunda (10), o jornal informou que considerava a decisão há mais de um ano. A controvérsia em abril acabou sendo o estopim.
Leia o resto deste artigo AQUI, somente para assinantes de O Antagonista+.
(saiba como assinar).
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)