PF desarticula ORCRIM especializada em fraudar aposentadorias
A Polícia Federal, em ação conjunta com o Ministério da Economia, deflagrou hoje a Operação Octopus para desarticular uma organização criminosa especializada em fraudar aposentadorias por idade, por tempo de contribuição e pensões por morte...
A Polícia Federal, em ação conjunta com o Ministério da Economia, deflagrou hoje a Operação Octopus para desarticular uma organização criminosa especializada em fraudar aposentadorias por idade, por tempo de contribuição e pensões por morte.
Cerca de 70 agentes cumprem 17 mandados de busca e apreensão e 2 de prisão temporária no Paraná, no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.
As investigações começaram em 2017.
Segundo a PF, “para o cometimento dos crimes, foram criados cerca de 800 vínculos empregatícios fictícios para mais de 500 trabalhadores. Os vínculos fraudulentos inseridos nos sistemas do INSS cobrem uma faixa de tempo de serviço de 1 a 15 anos”.
Há “fortes indícios” de que o esquema conte com a participação de dois servidores do INSS, três contadores, dois advogados e outros intermediários de benefícios previdenciários.
“Impetuosos, os criminosos criaram vínculos falsos para seus próprios familiares, de primeiro e segundo graus. Os que obtiveram benefícios irregularmente terão suas aposentadorias revisadas pela autarquia previdenciária.”
O prejuízo estimado é de cerca de R$ 3,7 milhões com o pagamento de 52 benefícios obtidos de forma fraudulenta.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)