Prefeito de Manaus e senadores reagem às declarações de Guedes sobre Zona Franca
Em entrevista exibida ontem na GloboNews, Miriam Leitão questionou Paulo Guedes o que seria feito com a Zona Franca de Manaus com o fim do IPI. O ministro respondeu com uma pergunta: "Quer dizer que eu tenho que deixar o Brasil bem ferrado, bem desarrumado, senão não tem vantagem pra Manaus?" Políticos do Amazonas reagiram...
Em entrevista exibida ontem na GloboNews, Miriam Leitão questionou Paulo Guedes o que seria feito com a Zona Franca de Manaus com o fim do IPI.
O ministro respondeu com uma pergunta: “Quer dizer que eu tenho que deixar o Brasil bem ferrado, bem desarrumado, senão não tem vantagem pra Manaus?”
Políticos do Amazonas reagiram.
O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio (PSDB), provocou:
“Se o ministro fechasse os olhos por alguns minutos, em meditação, e imaginasse que tamanho de prioridade a Alemanha daria à Amazônia se esta fosse território seu, certamente compreenderia o desperdício que, governo após governo, o Brasil pratica em relação a sua região mais rica e estratégica.”
O senador Omar Aziz (PSD), presidente da Comissão de Assuntos Econômicos, afirmou a O Antagonista que “o ministro fala demais e não tem contraponto dentro do governo”.
“Guedes foi irresponsável. Ele compromete o investimento de empresas na região. O governo não terá vida fácil na CAE em relação a questões que possam prejudicar a Zona Franca de Manaus.”
O senador Eduardo Braga (MDB) escreveu no Twitter:
“Não, ministro Paulo Guedes. Assegurar as vantagens comparativas da Zona Franca de Manaus não significa ‘ferrar’ o Brasil. Proteger um dos mais bem-sucedidos programas de preservação ambiental do mundo representa, sim, resguardar a vida de milhões de cidadãos e as futuras gerações.”
O senador Plínio Valério (PSDB) também se manifestou:
“O ministro Paulo Guedes, que se acha um semideus grego, deixou claro que não acaba com a Zona Franca de Manaus porque não pode. Mas vai matá-la à míngua, deixando assim uma grande incerteza e dúvida para quem pretendia investir no Amazonas. O semideus não aprendeu, quando esteve em Chicago, que criar novos empregos é coisa muito difícil e ignora que distribuir novos empregos é pior ainda.”
O deputado Marcelo Ramos (PR) disse que o ministro “desconhece a realidade regional do Amazonas”.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)