“Há municípios que não têm mulheres com aptidão e vontade de entrar na política”
O senador Angelo Coronel, do PSD da Bahia, como noticiamos ontem em primeira mão, apresentou um projeto para acabar com a cota feminina na política. Hoje, ele reforçou que sua proposta pode evitar candidaturas laranjas, como as que o PSL está tendo que explicar...
O senador Angelo Coronel, do PSD da Bahia, como noticiamos ontem em primeira mão, apresentou um projeto para acabar com a cota feminina na política.
Hoje, ele reforçou que sua proposta pode evitar candidaturas laranjas, como as que o PSL está tendo que explicar.
“Sim, é uma forma de evitar as candidaturas laranjas. Há municípios que não têm mulheres com aptidão e vontade de entrar na política. E o partido é obrigado a persuadir essas mulheres para fazer parte de uma chapa.”
Ele ilustrou:
“Atualmente, se você faz uma chapa para vereador com 11 candidatos em um município, você é obrigado a ter três mulheres. E se você não coloca as três mulheres e elege, vamos supor, cinco ou seis vereadores, essa chapa inteira cai. Ou seja, a chapa é anulada e os eleitos não tomarão posse, porque não se completou a cota de 30% das mulheres.”
E ponderou:
“Quero ressaltar que o inverso também se aplica: caso a chapa fosse predominantemente preenchida por mulheres, teríamos que ter 30% de homens.”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)