O legado da Lava Jato
O delegado Márcio Anselmo, da PF, pai da Lava Jato, deu uma ótima entrevista para o Estadão.Destacamos duas de suas respostas...
O delegado Márcio Anselmo, da PF, pai da Lava Jato, deu uma ótima entrevista para o Estadão.
Destacamos duas de suas respostas:
Estadão – O que a Lava Jato ensina?
Márcio Anselmo – O principal é que é possível combater a corrupção no País, isso foi uma prova. A gente já tinha no ideário fraudes em obras públicas, teve uma situação emblemática de uma entrevista de um advogado do caso que disse aqui na porta da PF que não se colocava um paralelepípedo no País sem pagar para alguém.
A Lava Jato conseguiu escancarar isso de uma maneira indiscutível e talvez a grande lição é que é possível você ter uma persecução criminal para esses crimes e que essas pessoas estão começando a responder por eles. Quem tinha a expectativa lá de que o crime ia compensar, talvez hoje repense. Nós mesmos acreditávamos na época da sétima fase (Juízo Final, que levou os primeiros empreiteiros para a cadeia) que essas pessoas não iam ficar presas e efetivamente a gente tem aí uma série de pessoas que foram mantidas detidas por decisões dos tribunais superiores, muitas delas já condenadas.
Estadão – Qual foi o recado das ruas no 13 de março de 2016?
Márcio Anselmo – O envolvimento da população talvez…, nunca se viu antes. Talvez exista uma relação direta da posição do doutor Sérgio Moro (juiz dos processos em primeira instância da Lava Jato) de afastar o sigilo nesses casos de corrupção para que se tenha um controle social efetivo. muitas vezes o que acontecia nessas investigações ficava encoberto em escaninhos do Judiciário e ninguém tinha a noção da gravidade desses fatos. Acho que isso foi fundamental para que a população tomasse efetivamente conhecimento do que estava acontecendo e ela tem respondido de uma maneira… Ela sente o reflexo disso no dia a dia e passou a responder no sentido de que isso não vai mais ser admitido na estrutura do País. Acho que isso deve ser um legado da Operação Lava Jato.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)