Biden remove Cuba da lista de países patrocinadores do terrorismo
Segundo a Casa Branca, o regime cubano "não forneceu apoio ao terrorismo nos últimos seis meses"
Em um de seus últimos atos, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, decidiu remover a ditadura cubana da lista de estados patrocinadores do terrorismo nesta terça-feira, 14.
Segundo a Casa Branca, o regime cubano “não forneceu apoio ao terrorismo nos últimos seis meses”:
“Os Estados Unidos mantêm como objetivo central de nossa política a necessidade de mais liberdade e democracia, maior respeito pelos direitos humanos e aumento da livre iniciativa em Cuba. Alcançar essas metas exigirá engajamento prático com Cuba e o povo cubano além do que está delineado no NSPM-5 [Memorando Presidencial de Segurança Nacional 5], e que leve em consideração os desenvolvimentos recentes em Cuba e o contexto regional e global em mudança.“
Além disso, Biden vai relaxar algumas sanções contra a ilha cubana.
Em 2021, o governo americano designou Cuba como um dos patrocinadores do terrorismo ainda sob o governo de Donald Trump.
A tendência é que o presidente eleito, a partir de 20 de janeiro, reinsira Cuba na lista.
Críticas
O senador republicano Ted Cruz classificou a decisão de Biden como “inaceitável“:
“O terrorismo promovido pelo regime cubano não cessou, Trabalharei com o presidente Trump e meus colegas para reverter e limitar imediatamente os danos da decisão“, afirmou Ted Cruz.
Para a deputada republicana María Elvira Salazar, Biden está “fortalecendo” a ditadura cubana.
Segundo ela, o regime permite com que grupos terroristas, entre eles o Hamas e o Hezbollah, continuem se abrigando na ilha:
“Mais uma vez, os democratas TRAÍRAM os cubanos! Que vergonha para toda a Administração Biden por tirar Cuba da lista de Estados Patrocinadores do Terrorismo. Cuba é um dos PRINCIPAIS patrocinadores do Terrorismo, abrigando, treinando e permitindo o Hamas, o Hezbollah e outros inimigos terroristas dos EUA“, escreveu a deputada.
Leia mais: “Ditadura cubana condena à prisão por postagens no Facebook“
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)