“Trump despachou pessoalmente convite para Bolsonaro”, diz Eduardo
Filho do ex-presidente rebateu questionamento do ministro do STF, que solicitou a Bolsonaro documento oficial que comprove o convite para a posse nos EUA
O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-RJ, foto) divulgou um vídeo para rebater despacho em que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes solicita a Jair Bolsonaro documento oficial que comprove o convite para a posse de Donald Trump nos Estados Unidos.
Bolsonaro solicitou a devolução de seu passaporte, apreendido pelo STF em uma das várias investigações de que o ex-presidente é alvo, todas no contexto do que os investigadores da Polícia Federal consideram fazer parte de uma tentativa de golpe de Estado.
“Destrinchando a decisão de Alexandre de Moraes acerca do convite de Trump para Bolsonaro ir a sua posse nos EUA”, diz a postagem de Eduardo, segundo quem “Trump despachou pessoalmente convite para Bolsonaro”.
“Suposto golpe só com senhoras”
O filho do ex-presidente reclamou que a imprensa ficou sabendo antes dos advogados de seu pai sobre a decisão de Moraes, e também criticou o fato de o passaporte de Bolsonaro estar apreendido por conta de um “suposto golpe sem armas, sem tiro, sem nada, só com senhoras”.
“O presidente Bolsonaro retornou dos Estados Unidos [em 2023], foi à Argentina, na posse do [Javier] Milei, retornou e não deu nenhum indício de que estaria disposto a sair do país, muito pelo contrário”, seguiu o deputado.
Ao responder a reclamação de Moraes de que o pedido de Bolsonaro para liberar o passaporte foi feito sem a apresentação dos documentos necessários, Eduardo disse:
“Quais são os documentos necessários? Será que é necessário vir num envelope especial, no papel de cartolina, algum detalhe suntuoso? Ou assinado de próprio punho do presidente eleito Donald Trump? Um vídeo?”
“Esse e-mail daqui foi o que chegou para todo mundo, todos que foram convidados por Donald Trump receberam este meio aqui, vindo deste remetente, que é o pessoal do gabinete do Donald Trump”, seguiu o deputado.
“Eu não estou aqui fazendo gracinha, e todo mundo sabe que eu estou muito nesta intermediação com a família Trump, com o gabinete de transição dele, e eu esperava muito por esse convite. Se eu fosse falsificar alguma coisa, eu teria feito lá atrás, não agora. Inclusive, não falta tanto tempo assim pra posse. Hoje é dia 11 de janeiro. Temos nove dias até o dia 20, que é o dia da posse”, reclamou.
Deputado diz que, após receber o e-mail por meio do qual o convite foi feito, é preciso preencher um link do serviço secreto americano com os próprios dados.
“Mesmo efeito que se tivesse negado”
Eduardo criticou também o pedido de Moraes para manifestação da Procuradoria-Geral da República, que classificou como “uma burocracia desnecessária” e interpretou como intenção de atrasar a devolução do passaporte.
“Isso aqui vai ter o mesmo efeito de que se o Alexandre de Moraes tivesse negado explicitamente a ida de Jair Bolsonaro aos Estados Unidos”, disse, chamando o Brasil de “ditadura” e dizendo que “Trump despachou pessoalmente esse convite a Jair Bolsonaro”.
“Não foi um assessor que descolou o convite para Jair Bolsonaro, um ingresso para entrar ali no meio daquele seleto grupo. Foi o Trump que analisou e decidiu: chamem o Jair Bolsonaro”, disse o deputado, completando que a ex-primeira-dama Michelle também foi convidada e que eles devem participar de um jantar após a posse.
Defesa
Segundo Fábio Wajngarten, advogado de Bolsonaro, “a defesa do Presidente Bolsonaro fornecerá e cumprirá as exigências do Ministro Alexandre juntando aos autos toda a competente documentação”.
“Toda a construção das relações exteriores é mérito absoluto do Deputado Eduardo Bolsonaro. Posso garantir que o Presidente Jair Bolsonaro foi convidado para a cerimônia mais seleta, com os mais próximos do Presidente Donald Trump”, comentou em seu perfil no X Wajngarten, que foi chefe da Secom de Bolsonaro.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)