Agência europeia de aviação descreve voos sobre a Rússia como de “alto risco”
A guerra na Ucrânia representa o risco "de que aeronaves civis no espaço aéreo da Federação Russa (...) possam se tornar alvos não intencionais", declarou a Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA)
Duas semanas após a queda de um avião da Azerbaijan Airlines no Cazaquistão, a Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA) descreveu os voos sobre a Rússia como de “alto risco”.
A guerra na Ucrânia representa o risco “de que aeronaves civis no espaço aéreo da Federação Russa (…) possam se tornar alvos não intencionais”, de acordo com um aviso de segurança publicado na sexta-feira, 10 de janeiro.
Isso se deve a uma “possível falta de coordenação entre autoridades civis e militares”, explicou a autoridade da UE, que reiterou sua recomendação de evitar o espaço aéreo ocidental da Rússia.
A EASA destacou que as companhias aéreas da UE não estão atualmente usando o espaço aéreo russo, mas várias companhias aéreas de outros países estão fazendo isso, “apesar do risco associado à guerra”.
Isso inclui companhias aéreas da China, Turquia e Estados do Golfo. O ditador russo, Vladimir Putin, proibiu as companhias aéreas da UE de usar o espaço aéreo russo.
Aeronave da Embraer
A aeronave que caiu em 25 de dezembro era um avião fabricado pela fabricante brasileira Embraer. Há dois dias, o Brasil entregou os dados dos gravadores de voo ao Cazaquistão.
O avião caiu perto da cidade de Aktau, no oeste do Cazaquistão. 38 pessoas morreram e 29 sobreviveram. O Azerbaijão acredita que o avião tenha sido abatido pelas defesas aéreas russas.
Putin pediu desculpas pelo incidente e admitiu que as defesas aéreas russas estavam ativas quando o avião tentou pousar em Grozny. No entanto, o chefe do Kremlin não assumiu responsabilidade direta.
O presidente do Azerbaijão, Ilham Aliyev, exigiu que a Rússia admitisse abertamente que derrubou o avião acidentalmente.
A Rússia alegou que a defesa aérea estava repelindo ataques de drones ucranianos, e o avião teria sido confundido com uma dessas aeronaves.
O Kremlin expressou condolências às vítimas e suas famílias, mas não forneceu detalhes sobre se o avião foi atingido por mísseis russos.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)