Crusoé: Eu sei o que vocês diziam sobre o dólar no governo passado
Durante o governo Jair Bolsonaro, petistas, que hoje reclamam do mercado, atribuíam ao adversário e ao ministro Paulo Guedes a culpa pelas altas na moeda americana
O deputado federal Zeca Dirceu (PT-PR) anunciou nesta terça-feira, 17, que pediu à Polícia Federal a abertura de um inquérito “contra a chamada ‘Faria Lima'”.
O objetivo do petista é “identificar quem são as pessoas físicas ou jurídicas responsáveis pela prática de possíveis crimes contra o mercado de valores mobiliários, especialmente por meio da manipulação do câmbio”.
Zeca tenta retirar do governo Lula a responsabilidade pela alta do dólar, que tocou 6,20 reais nesta terça, e o consequente aumento da taxa básica de juros, causados pela perda de confiança no compromisso do Palácio do Planalto com o equilíbrio fiscal.
Leia também: O mercado não chora
“Incompetência do presidente“
O filho de José Dirceu não suspeitava exatamente do mercado financeiro em 2020, quando a política fiscal estava sob a responsabilidade do governo Jair Bolsonaro.
“O #dólar forte e o real fraco, não é fruto do acaso ou só da incompetência do presidente #fake, faz parte do plano para entregar o #patrimônio brasileiro, a preço banana. Por isto tanta comemoração nas bolsas e frases polémicas. Adeus Petróleo, Amazônia, nossos rios, minérios”, publicou o petista em 13 de fevereiro em 2020 em seu perfil no X.
Postagens como essas estão sendo recuperadas nas redes sociais, para mostrar o contraste com as atuais reclamações dos petistas contra o mercado, feitas para tentar mascarar a irresponsabilidade fiscal de Lula.
Leia também: PT provocou governo Bolsonaro com perspectiva de dólar a R$ 6
“Outro recorde”
“Bolsonaro bateu outro recorde! Dólar a 4,20 não é nem para poucos, é só para o atual presidente da República! É a maior cotação da HISTÓRIA do real. Que proeza! Parabéns aos envolvidos!”, debochou em 2019 o senador Randolfe Rodrigues (PT-AP), líder do governo no Congresso Nacional.
Uma das principais críticas de Roberto Campos Neto, que está de saída da presidência do Banco Central, a presidente do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann (PR, foto), dizia o seguinte em 2020:
“Prometeram que bastava tirar o PT pro dólar cair. Hoje…
Siga a leitura em Crusoé. Assine e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)