O recado de Otoni para Zambelli: “Você parece solitária”
Após racha com Bolsonaro, deputado aponta para isolamento político de Zambelli
O deputado Otoni de Paula (MDB-SP), afastado da base bolsonarista, enviou um recado à deputada Carla Zambelli (PL-SP), que enfrenta uma representação do PSOL no Conselho de Ética da Câmara pedindo a cassação de seu mandato. Para Otoni, Zambelli não conta com o respaldo do “clã bolsonarista” em sua defesa. O deputado aproveitou para alfinetar a base aliada do ex-presidente Jair Bolsonaro, durante discurso na tribuna da Casa de Leis.
“Sem dúvida alguma, Carla está sendo vítima de uma perseguição ideológica, uma perseguição política, judicial e imoral. Ao calar Carla Zambelli estão tentando calar, talvez, a que tenha sido um dos maiores símbolos da direita nesse Parlamento. Por isso a você, minha amiga Carla Zambelli, o meu total respeito e meu total carinho. Não sabemos onde esse processo dará, o que sabemos é que você parece solitária no meio desta grande perseguição. […] Mas jamais poderão calar a sua voz”, destacou o parlamentar carioca.
Bastidor bolsonarista
Quem acompanha os bastidores do entorno bolsonarista entendeu o que está nas entrelinhas da declaração. Otoni de Paula sinalizou à deputada paulista que ela é vítima do isolamento político que ele próprio alega ter enfrentado após ter exercido a função de vice-líder do governo Bolsonaro na Câmara. O parlamentar do MDB vê o impasse se repetir com a colega.
Otoni diz à imprensa, e a quem quiser ouvir, que foi chamado de “traidor” por parlamentares ligados a Jair Bolsonaro após defender o fim dos acampamentos em frente aos quartéis, logo após as eleições de 2022. Foi o “começo do fim” da aliança entre Otoni e Bolsonaro.
Longe do clã
Atacada por partidos e segmentos de esquerda, Zambelli tornou-se também isolada do “clã bolsonarista” desde o episódio em que sacou uma arma e apontou para um homem no meio da rua, em Jardins, área nobre da grande São Paulo. Ela atravessou a alameda Lorena, e perseguiu o homem, em direção ao bar onde ele havia se abrigado.
Zambelli foi taxada como uma das responsáveis pela derrota de Jair Bolsonaro em 2022. Há um ano, em declaração à imprensa, Bolsonaro assumiu o distanciamento da parlamentar. “Estive com ela antes das eleições. Nunca mais estive com ela, nem atendi telefonema dela. Não tenho nada contra a Carla Zambelli. Eu me recolhi desde o segundo turno das eleições, não falo com quase ninguém”, minimizou.
Defesa solo
Nesta segunda-feira,16, Carla Zambelli defendeu a “legitimidade” de seu mandato, durante o uso da tribuna. Otoni, acusado por bolsonaristas de aliança com Lula, foi o único parlamentar a fazer coro pela manutenção do mandato da deputada. Nenhum deputado do PL defendeu Zambelli até o fechamento dessa publicação.
Pedido de cassação
O PSOL apresentou, nesta segunda-feira (16), ao Conselho de Ética da Câmara dos Deputados, um pedido de cassação do mandato da deputada Carla Zambelli (PL-SP) por quebra de decoro parlamentar.
A solicitação tem como base o suposto envolvimento da parlamentar na tentativa de golpe de Estado investigada pela Polícia Federal. Segundo a PF, Zambelli teria pressionado o então comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro Carlos de Almeida Baptista Junior, a aderir à articulação.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (2)
Luiz Filho
16.12.2024 22:05Otoni é um boca mole, frouxo e traíra. Não vale nada e fala como quem chupa rola
Clayton De Souza pontes
16.12.2024 21:57Foram muitos os sabujos aloprados a cercar o Bolsonaro , e a Zambeli era um deles