Trump sugere ‘reserva estratégica’, e bitcoin renova máxima
O bitcoin superou a marca de 106 mil dólares após o presidente eleito dos EUA dizer que deseja "fazer algo grande" com criptomoedas
O bitcoin superou a marca de 106 mil dólares no domingo, 15, alcançando uma nova máxima histórica.
O recorde foi batido após o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, dizer que planeja criar uma ‘reserva estratégica’ para a criptomoeda, semelhante à do petróleo.
“Vamos fazer algo grande com criptomoedas porque não queremos que China ou qualquer outro país lidere esse mercado. Queremos estar na frente”, disse o republicano à CNBC no final da semana.
Questionado se planeja construir uma reserva estratégica de criptomoedas, Trump respondeu: “Sim, acho que sim.”
Desde novembro, quando Trump derrotou Kamala Harris na eleição presidencial americana, a moeda digital acumula alta superior a 50%.
Às 6h, o bitcoin era negociado a 104.596 dólares.
Leia mais: Bitcoin passa dos US$ 100 mil pela primeira vez na história
O ‘efeito Trump’ sobre o bitcoin
A vitória de Donald Trump na eleição americana, agora presidente eleito dos Estados Unidos, é apontada como um dos principais fatores para a ascensão do bitcoin.
Além disso, espera-se que o Congresso americano aprove medidas legislativas que favoreçam o comércio de criptomoedas, intensificando o otimismo no mercado.
A confirmação da vitória de Trump no estado do Arizona consolidou seu triunfo nos estados decisivos, gerando uma onda de entusiasmo na indústria de ativos digitais, que investiu substancialmente em candidatos pró-cripto durante a campanha eleitoral.
Esse clima positivo também beneficiou outras criptomoedas menores, como o Dogecoin, frequentemente associado ao empresário Elon Musk.
Trump e as criptomoedas
Trump tornou-se um entusiasta de cripto mais recentemente. Em 2021, ele disse que considerava o Bitcoin uma fraude. “Eu não gosto disso porque é outra moeda competindo com o dólar”, disse o republicano.
Mas, ao constatar que a promoção das criptomoedas é um assunto popular, que rende dividendos e atrai votos, Trump foi mudando de ideia.
No final de 2022, o candidato lançou cartões negociáveis NFT, ao preço de cerca de 99 dólares, em que ele aparecia como um super-herói.
Desde então, várias coleções desses cartões foram lançadas, como em um álbum de figurinhas. Pessoas que compraram NFTs em grandes quantidades ganharam vantagens, como a oportunidade de jantar com Trump. Em maio deste ano, ele recebeu um grupo de possuidores de cartões NFTs sua mansão de Mar-a-Lago, na Flórida.
Em julho, Trump escolheu J.D. Vance como seu vice de chapa. Vance é um ardoroso defensor das criptomoedas e tem aproximado o republicano do setor. Quando era senador, Vance introduziu um projeto de lei para tentar regulamentar esse mercado.
Leia mais em Crusoé: “Cripto para presidente”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)