Israel fecha embaixada na Irlanda e acusa governo de antissemitismo
Medida foi motivada pela adesão da Irlanda a uma ação no TIJ que acusa Israel de “genocídio” na Faixa de Gaza
O governo de Israel anunciou neste domingo, 15 de dezembro, o fechamento de sua embaixada em Dublin e denunciou o que chamou de “posições extremistas anti-Israel” do governo irlandês.
A decisão, comunicada pelo novo ministro de Relações Exteriores, Gideon Saar (foto), eleva a tensão diplomática entre os dois países e os aproxima de um possível rompimento oficial.
A medida foi motivada pela adesão da Irlanda a uma ação no Tribunal Internacional de Justiça (TIJ) liderada pela África do Sul, que acusa Israel de “genocídio” na Faixa de Gaza.
Saar classificou a postura irlandesa como “antissemita” e afirmou que Dublin ultrapassou todas as “linhas vermelhas” na relação com Tel Aviv.
Em resposta, o primeiro-ministro irlandês, Simon Harris, lamentou o fechamento da embaixada e rejeitou as acusações.
“A Irlanda não é anti-Israel, somos pró-paz, pró-direitos humanos e defensores do direito internacional”, disse Harris. O premiê afirmou ainda defender uma solução de dois Estados para o conflito entre Israel e Palestina.
Conflito diplomático
Na última quarta-feira, 11, o governo irlandês formalizou a intenção de pedir ao TIJ que amplie sua interpretação sobre o conceito de genocídio.
Segundo o vice-primeiro-ministro Micheál Martin, definições restritas do termo podem “favorecer a impunidade e comprometer a proteção de civis”.
Desde março, a Irlanda já havia demonstrado interesse em intervir no caso no TIJ. A decisão de se juntar formalmente ao processo foi confirmada no início de dezembro.
Além do apoio jurídico, a Irlanda reconheceu oficialmente a Palestina como Estado em maio, em parceria com Espanha e Noruega.
A medida provocou retaliações israelenses, incluindo a declaração de novos assentamentos em território palestino ocupado e a chamada do embaixador israelense em Dublin.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)