Max volta a vencer na Fórmula 1
Max Verstappen volta a vencer na Fórmula 1, mas dessa vez num GP confuso e cheio de mudanças
O GP do Catar de Fórmula 1 2024 foi cheio de altos e baixos, com Verstappen ampliando sua liderança no campeonato que já é seu, mas também com mudanças inesperadas numa corrida movimentada. Vamos à nossa análise de quem ganhou e quem perdeu nessa etapa:
Quem ganhou:
- Max Verstappen: Mais uma vez dominante, Verstappen venceu com tranquilidade, mesmo enfrentando múltiplos safety-cars. Ele se manteve à frente de forma estratégica e não deu chances aos adversários, lembrando até aquela Red Bull dominante do começo do ano.
- Charles Leclerc: O monegasco mostrou que a Ferrari ainda pode ser competitiva, conquistando o segundo lugar com uma corrida sólida e sem erros, também capitalizando com os infortúnios alheios. No fim conseguiu mais do que os próprios italianos esperavam nessa pista.
- Carlos Sainz: Outro destaque da Ferrari, Sainz terminou em sexto, a mesma posição que começou, o que não seria uma razão alguma para celebrar, mas lembre-se que isso foi depois de enfrentar um pneu furado que o obrigou a se arrastar por quase uma volta até chegar aos boxes e parar uma vez a mais que seus rivais.
- Pierre Gasly: O francês teve uma corrida excepcional, terminando em quinto lugar. Ele foi capaz de segurar Carlos Sainz atrás, mostrando uma defesa inteligente, uma boa estratégia de corrida e de quebra uma melhora no ritmo da Alpine, que volta a passar a Haas na tabela de construtores da Frmula 1.
- Guanyu Zhou: Um nome surpreendente na lista dos que se deram bem. O chinês conseguiu seus primeiros (e possivelmente últimos) pontos da temporada ao terminar em oitavo lugar, um grande resultado para a Sauber, que além de aproveitar a desgraça alheia para atenuar uma temporada bem difícil, começou a mostrar as primeira evoluções concretas sob a nova gestão da Audi.
- Fernando Alonso: Diferente de seu companheiro, Lance Stroll, o espanhol conseguiu fazer uma boa classificação e uma boa corrida, colocando-se numa boa posição para se beneficiar dos tropeços de rivais com mais chances de pontuar do que a Aston Martin, como Norris, Hamilton e Perez.
Quem perdeu
- Lando Norris: Apesar de um bom início, Norris não reduziu a velocidade sob bandeira amarela e foi punido com um stop-and-go de 10 segundos, que o jogou lá para baixo, mas ainda conseguiu escalar para a décima posição, um golpe duro após um fim de semana promissor.
- Mercedes: Um pneu furado e problemas de ritmo deixaram Hamilton, que já não vinha num grande fim de semana, longe da luta pelos pontos. Russell largou mal, perdeu a ponta mas ainda chegaria no pódio, não fosse o desastroso pit-stop da Mercedes, que o jogou para o meio do pelotão. Conseguiu reescalar e chegar em quarto, que diante do potencial, ficou pouco.
- Sergio Pérez: Outra corrida para esquecer para o mexicano. Ele abandonou quando acelerou e rodou sozinho, sob safety-car, somando mais uma mácula à sua já problemática temporada, o que certamente não ajuda a manter a sua vaga na Red Bull (e na Fórmula 1) no próximo ano, já dada por muitos como perdida.
- Esteban Ocon: O francês foi outra vítima de um acidente na primeira volta, resultando em um abandono precoce. Mal sabíamos que seria sua última largada pela Alpine, que no fim de semana que vem vai com o novato Jack Doohan, que chega já pressionado para fazer uma boa apresentação.
- Nico Hulkenberg: o alemão teve uma corrida para esquecer. teve problemas no carro na classificação, pelos quais a equipe se desculpou, mas uma pequena perda de aderência na primeira curva acabou com a corrida de muita gente e depois ele acabou com a própria corrida ao rodar na última relargada.
- Williams: Problemas no carro e um ritmo abaixo do esperado colocaram o Albon longe dos pontos. A perda de um retrovisor durante a prova foi o retrato de um dia complicado. Franco Colapinto foi outra vítima do enrosco causado por Hulkenberg na primeira curva da corrida e sequer completou uma volta.
Este GP mostrou como a Fórmula 1 pode ser imprevisível, com estratégias, penalidades e incidentes mudando o rumo da corrida. A temporada de 2024 segue para sua 24ª e última corrida do ano, já nesse fim de semana, em Abu-Dhabi.
Eis o resultado completo do GP do Catar de de Fórmula 1 de 2024:
1) Max Verstappen (Red Bull/Honda RBPT), 57 voltas
2) Charles Leclerc (Ferrari), +6.031s
3) Oscar Piastri (McLaren/Mercedes), +6.819s
4) George Russell (Mercedes), (+14.104s
5) Pierre Gasly (Alpine/Renault), +16.782s
6) Carlos Sainz (Ferrari), +17.476s
7) Fernando Alonso (Aston Martin/Mercedes), +19.867s
8) Zhou Guanyu (Sauber/Ferrari), +25.360s
9) Kevin Magnussen (Haas/Ferrari), +32.177s
10) Lando Norris (McLaren/Mercedes), +35.762s
11) Valtteri Bottas (Sauber/Ferrari), +50.243s
12) Lewis Hamilton (Mercedes), +56.122s
13) Yuki Tsunoda (RB/Honda RBPT),57
14) Liam Lawson (RB/Honda RBPT), 57
15) Alexander Albon (Williams/Mercedes), 56
Abandonos:
Nico Hülkenberg (Haas/Ferrari)
Sergio Pérez (Red Bull/Honda RBPT)
Lance Stroll (Aston Martin/Mercedes)
Esteban Ocon (Alpine/Renault)
Franco Colapinto (Williams/Mercedes)
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)