A lista dos 37 indiciados no inquérito sobre golpe de Estado
Todos foram acusados dos crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado e organização criminosa
A Polícia Federal (PF) encaminhou ao Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quinta-feira, 21, o inquérito relacionado à tentativa de um golpe de Estado no Brasil. Ao todo, 37 pessoas foram apontadas em supostos cometimentos dos crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado e organização criminosa.
Entre os nomes citados pela PF têm maior destaque: o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), os ex-ministros Walter Braga Netto, Augusto Heleno e Anderson Torres. A instituição apontou ainda a participação do deputado federal e ex-diretor da Agência Brasileira de Informações (Abin), Alexandre Ramagem e do presidente do Partido Liberal (PL), Valdemar da Costa Neto.
Segundo a PF, Bolsonaro teria recebido o auxílio do ex-assessores Filipe Martins e Tércio Arnaud Tomaz para escrever a minuta do golpe e dar sustentação jurídica ao movimento.
O relatório, com mais de 800 páginas, já foi encaminhado ao ministro do STF Alexandre de Moraes, responsável pela investigação. Agora, o pedido de indiciamento da PF será repassado ao procurador-geral da República, Paulo Gonet, para oferecimento ou não de denúncia.
Leia mais: “Entenda o papel de cada um na suposta tentativa de golpe, segundo a PF”
A íntegra a lista dos 37 indiciados
Ailton Gonçalves Moraes Barros
Alexandre Castilho Bitencourt Da Silva
Alexandre Rodrigues Ramagem
Almir Garnier Santos
Amauri Feres Saad
Anderson Gustavo Torres
Anderson Lima De Moura
Angelo Martins Denicoli
Augusto Heleno Ribeiro Pereira
Bernardo Romao Correa Netto
Carlos Cesar Moretzsohn Rocha
Carlos Giovani Delevati Pasini
Cleverson Ney Magalhães
Estevam Cals Theophilo Gaspar De Oliveira
Fabrício Moreira De Bastos
Filipe Garcia Martins
Fernando Cerimedo
Giancarlo Gomes Rodrigues
Guilherme Marques De Almeida
Hélio Ferreira Lima
Jair Messias Bolsonaro
José Eduardo De Oliveira E Silva
Laercio Vergilio
Marcelo Bormevet
Marcelo Costa Câmara
Mario Fernandes
Mauro Cesar Barbosa Cid
Nilton Diniz Rodrigues
Paulo Renato De Oliveira Figueiredo Filho
Paulo Sérgio Nogueira De Oliveira
Rafael Martins De Oliveira
Ronald Ferreira De Araujo Junior
Sergio Ricardo Cavaliere De Medeiros
Tércio Arnaud Tomaz
Valdemar Costa Neto
Walter Souza Braga Netto
Wladimir Matos Soares
O que diz a PF
Em nota divulgada nesta quinta, 21, a PF explicou o inidicamento:
“As provas foram obtidas por meio de diversas diligências policiais realizadas ao longo de quase dois anos, com base em quebra de sigilos telemático, telefônico, bancário, fiscal, colaboração premiada, buscas e apreensões, entre outras medidas devidamente autorizadas pelo poder Judiciário”, escreveu a PF em nota oficial divulgada nesta quinta-feira.
Segundo a Polícia Federal, oficiais das Forças Armadas, assessores palacianos e ex-ministros de Estado, sob a coordenação de Jair Bolsonaro, participaram de reuniões em que se discutiram a possibilidade de se instituir um golpe de Estado.
Para a PF, o plano somente não foi concretizado porque não houve o aval dos então comandantes do Exército o general Marco Antônio Freire Gomes e da Aeronáutica o brigadeiro Carlos de Almeida Baptista Júnior. O então comandante da Marinha Almir Garnier Santos, do outro lado, deu aval à trama golpista.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (2)
Ita
21.11.2024 19:18Bando de aloprados. Aloprados não, aloprados são do PT. Esses são uns "golpistas brasileiros" tipo o "vampiro brasileiro". kkkkkkkkkkkkk
Um_velho_na_janela
21.11.2024 16:40A lista está incompleta, falta o Elon Musk!