Milei chega ao Brasil e divulga agenda sem reunião com Lula
Agenda inclui reuniões bilaterais com outros chefes de estado, incluindo o líder chinês Xi Jinping
O presidente da Argentina, Javier Milei (foto), desembarcou no final da tarde deste domingo, 17, no Rio de Janeiro, onde participará da cúpula de líderes do G20.
A agenda divulgada pelo governo argentino inclui reuniões bilaterais com outros chefes de estado, incluindo o líder chinês Xi Jinping. O presidente Lula, desafeto de Milei, não está na lista.
A assessoria da Presidência da República do Brasil confirmou que não há previsão de encontro bilateral entre Lula e o presidente argentino.
Milei também terá reunião bilateral com o presidente do Banco Mundial, Ajay Banga, com a diretora do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, com o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, e com o gerente-geral da empresa italiana Enel, Flavio Cattaneo.
Declaração do G20
O bloqueio da Argentina a temas em negociação no G20 ameaça impedir a divulgação da declaração final da cúpula, diz a Folha.
A delegação argentina aguarda instruções de Milei ou do chanceler Gerardo Werthein sobre aceitar o texto com ressalvas, com um parágrafo de esclarecimento, nota de rodapé ou uma declaração em separado.
Caso Milei opte por não assinar nem com ressalvas, a declaração ficará inviável, salvo acordo de última hora entre os representantes diplomáticos dos países.
Milei e Macron
O presidente francês, Emmanuel Macron, se reuniu no sábado, 16, com seu homólogo argentino, Javier Milei, em Buenos Aires.
Macron foi recepcionado para um jantar privado. Neste domingo, eles se encontraram novamente antes de ambos partirem para participar da cúpula do G20 no Rio de Janeiro.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)