Trump conquista maioria na Câmara e no Senado
"Varrida" republicana facilitará a aprovação de leis de maior controle migratório nas fronteiras e uma mudança na agenda internacional
O Partido Republicano, do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, manteve o controle da Câmara dos Representantes, após a CNN projetar a conquista de dois assentos nos estados da Califórnia e Arizona, nesta quarta-feira, 13.
A “varrida” nas Casas facilitará a vida de Trump na aprovação de pautas promovidas durante a campanha, entre elas as leis mais rigorosas de controle migratório e de política externa.
Nesta eleição, os republicanos voltaram a ter controle do Senado.
O partido de Trump conquistou quatro assentos de estados que eram representados por senadores democratas. Os republicanos terão 53 representantes das 100 cadeiras disponíveis na Casa.
As vitórias de Jim Justice, no assento da Virgínia Ocidental, e de Bernie Moreno, em Ohio, foram comemoradas pelos republicanos.
Nesta quarta-feira, o Partido Republicano elegeu o senador pela Dakota do Sul, John Thune, para suceder Mitch McConnell, como líder da maioria no Senado. Ele venceu a batalha interna contra o Rick Scott, da Flórida, que é próximo de Trump.
“Estou extremamente honrado por ter conquistado o apoio dos meus colegas para liderar o Senado no 119º Congresso, e estou mais do que orgulhoso do trabalho que fizemos para garantir nossa maioria e a Casa Branca“, disse Thune.
Anúncios do secretariado
Trump vem promovendo uma série de anúncios dos integrantes que vão compor o seu governo a partir de janeiro de 2025.
Os nomes com mais destaque são as escolhas do empresário Elon Musk, para liderar o Departamento de Eficiência Governamental, e o de Marco Rubio, para ser o secretário de Estado do governo.
Para comandar a defesa, Trump escolheu o nome de Pete Hegseth. Ele serviu o exército dos Estados Unidos e apresentava um programa de TV na Fox News.
Leia também: “Crusoé: Bem-vindo de volta”, diz Biden a Trump na Casa Branca”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Marian
13.11.2024 20:35Ganhou tudo. A conversa agora é outra.