Crusoé: Azerbaijão usa ambientalistas da COP29 para promover petróleo
O ditador do país, Ilham Aliyev, abriu a cúpula com a afirmação de que o gás e o petróleo são um "presente de Deus"
A COP29 (Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas) sediada em Baku, no Azerbaijão, que teria por objetivo o “combate as alterações climáticas“, na verdade se tornou um evento para a promoção de negócios envolvendo petróleo e gás natural.
O ditador azeri, Ilham Aliyev, afirmou na reunião que os combustíveis fósseis são um “presente de Deus” e que os países com reservas de gás e petróleo “não podem ser culpados“.
O chefe da ONU (Organização das Nações Unidas), António Guterres, rebateu a fala de Aliyev e disse que seria um “absurdo” o país dobrar a produção de gás. Como alternativa, Guterres afirmou que a “energia limpa” seria a solução.
Na semana anterior, o diretor-executivo da COP29, Elnur Soltanov, foi exposto em outra contradição do governo do Azerbaijão.
A BBC News divulgou que Soltanov foi visto em uma reunião negociando “acordo de combustíveis fósseis” com um homem que se apresentava como um investidor para a empresa estatal Socar, da qual é membro do conselho:
“Temos muito campos de gás que precisam ser desenvolvidos”, afirmou o vice-ministro.
Números da Agência Internacional de Energia mostram que 90% das exportações do Azerbaijão decorrem do petróleo e gás, o que reforça o interesse em negociações durante o evento.
O mercado europeu é o maior destino dos combustíveis fósseis, representando 75% das vendas.
Tanto que a Comissão Europeia assinou um acordo com o Azerbaijão, em 2022, para aumentar importação de gás e reduzir a dependência russa.
Intermediário de Putin
Aliyev é acusado de facilitar o ditador russo, Vladimir Putin, na exportação de gás e petróleo da Rússia a outros países, em meio às sanções impostas pelo Ocidente após a invasão à Ucrânia.
O Azerbaijão, então, se tornou uma das alternativas de exportação para burlar as medidas adotadas para “sufocar” as vendas de gás ao território europeu.
Os russos aproveitam países que não aderiram às san…
Siga a leitura em Crusoé. Assine e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Marcelo Augusto Monteiro Ferraz
13.11.2024 17:03Mais um chefe de estado que exerce o vexaminoso papel de capacho do Hitler do Kremlin!