“Fiquem em abrigos!”: Kiev sob ataque de foguetes russos
“Explosões na cidade”, alertou a administração da cidade de Kiev à população no Telegram. “As forças de defesa aérea estão implantadas. Fiquem nos abrigos!”
A capital ucraniana, Kiev, foi alvo de disparos de foguetes esta manhã pelas forças armadas russas pela primeira vez desde agosto. As autoridades apelam à população para que procure abrigo. “Putin está atualmente lançando um ataque com foguetes contra Kiev”, escreveu o chefe do Gabinete Presidencial, Andriy Yermak, no Telegram.
“Explosões na cidade”, alertou a administração da cidade de Kiev à população no Telegram. “As forças de defesa aérea estão implantadas. Fiquem nos abrigos!” A extensão do ataque e os possíveis danos inicialmente não são claros. Não há relatos sobre isso ainda. O lançamento do foguete foi precedido por um ataque de drone.
A Força Aérea Ucraniana afirma ter interceptado quatro de um total de seis mísseis russos na madrugada de quarta-feira, 13 de novembro. 37 dos 90 drones das forças armadas russas também foram destruídos.
Os militares ucranianos perderam o rasto de 47 drones e dois deixaram o espaço aéreo ucraniano em direção à Rússia e à Bielorrússia. Outros dois drones ainda estavam no espaço aéreo ucraniano naquela manhã.
Antes do inverno, a Cruz Vermelha alertou para um colapso no fornecimento de energia na Ucrânia. A infraestrutura tornou-se extremamente frágil. A maior preocupação das pessoas é que a infra-estrutura energética já não possa ser reparada com reparações de emergência se os ataques russos aumentarem. Um colapso também teria um impacto significativo nos cuidados de saúde, que dependem de energia.
Rússia avança
De acordo com o governo de Moscou, as forças armadas russas tomaram a cidade de Rivnopil, na região oriental da Ucrânia de Donetsk. Isto é relatado pela agência de notícias estatal russa RIA Novosti, citando o Ministério da Defesa.
O exército russo reforçou as suas tropas nos setores ucranianos de Vremivka, Guliapol e Robotyne. Segundo Kiev, a Rússia está preparando um ataque na frente sul: “Os russos estão se preparando há algum tempo, há várias semanas, para ataques em diversas direções, especialmente na direção de Zaporizhzhia”, disse o porta-voz do exército ucraniano, Vladyslav Voloshyn.
O exército russo realiza reconhecimento aéreo e técnico todos os dias e se abastece com novas munições. O inimigo também está “preparando-se para o uso de veículos blindados” há várias semanas, continuou Voloshin.
O porta-voz não forneceu qualquer informação sobre o número exato de soldados russos estacionados nas áreas afetadas. No entanto, ele disse que pequenas formações russas já realizavam vários ataques por dia.
As forças armadas ucranianas reforçaram as suas defesas e estão prontas para repelir um grande ataque, enfatizou Voloshin.
Leia também: Trump vai acabar com a guerra na Ucrânia, conforme prometeu?
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)