MBL rebate acusações de coleta fraudulenta de assinaturas para novo partido
Movimento Brasil Livre se defende dizendo que as acusações são "ridículas" e foram orquestradas por adversários políticos
O Movimento Brasil Livre (MBL) reagiu às acusações de que teria coletado assinaturas de forma enganosa para a criação do partido Missão.
A organização, alvo de supostas denúncias por eleitores que teriam sido lesados, afirma que o processo seguiu todas as exigências do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e que as fichas usadas para coleta estavam em plena conformidade com os requisitos legais.
O MBL destacou que a ficha de apoio para a criação do partido Missão não se trata de um simples abaixo-assinado, mas de um documento formal que inclui todas as informações pertinentes, incluindo o logotipo do partido em duas seções distintas e detalhes sobre o processo de fundação.
Renan Santos, líder do MBL, disse a O Antagonista que pretende acionar o blog Intercept judicialmente pelas acusações:
“Nós vamos ingressar com um pedido de direito de resposta e, caso não concedida, um pedido de indenização, dado que eles afirmam categoricamente, sem nenhuma prova, que a coleta missão é um golpe com base em supostas 13 pessoas num universo de centenas de milhares. E que isso é uma prática recorrente do Intercept, um site político de esquerda”.
“No mínimo ridícula”
O líder do MBL também questionou a credibilidade das denúncias, alegando que é “curioso que uma pessoa que supostamente é vítima de um golpe procure eles, e não uma autoridade policial […] para poder se proteger.”
Ele concluiu chamando a situação de “no mínimo ridícula” e garantindo que o veículo “vai ser acionado juridicamente”. Segundo Renan, “é improvável que uma pessoa assine um documento sem compreender seu propósito, especialmente com o logotipo visível”.
O MBL diz que as acusações foram orquestradas por adversários políticos e enfatiza a ausência de provas concretas e o anonimato dos denunciantes, fatores que, segundo o movimento, enfraquecem a verossimilhança das acusações.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (2)
Marcia Elizabeth Brunetti
13.11.2024 09:36Torço para o MBL, ainda que discorde de algumas posições. Mas eles tem gente interessada no Brasil. Eles precisam lançar já um candidato à presidência. Ainda que seja só apoio, pois não possuem nome de expressão nacional até o momento.
Fabio B
13.11.2024 09:11Duvido que esses outros partidos e demais legendas de aluguel foram mais corretos e transparentes na coleta de suas assinaturas do que o MBL tem sido.