Alckmin: “Redução da jornada 6X1 é tendência no mundo inteiro”
Vice-presidente ponderou que "esse é um debate que cabe à sociedade e ao Parlamento"
O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) afirmou nesta terça-feira,12, que o governo ainda não entrou no debate sobre a redução da escala 6×1, embora considere que a ideia “é uma tendência no mundo inteiro”.
Ao responder se a eventual mudança preocupa o setor patronal e as indústrias, Alckmin, que também é ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, afirmou que “esse é um debate que cabe à sociedade e ao Parlamento” e que o governo Lula ainda não discutiu o tema. As declarações ocorreram durante entrevista na COP 29, em Baku, no Azerbaijão.
Ele destacou que a redução “é uma tendência à medida que a tecnologia avança e você pode fazer mais com menos pessoas”, mas evitou antecipar se a PEC terá o apoio do governo.
O assunto sobre a escala 6×1 tem ganhado destaque nas redes sociais. A deputada Erika Hilton (PSOL-SP) apresentou, no Dia do Trabalho, uma PEC que propõe a extinção dessa jornada e a implementação da carga horário toral da semana, distribuída ao longo de quatro dias. A proposta, que já conta com o apoio de 136 parlamentares, precisa alcançar 171 assinaturas entre os 513 deputados para avançar no Congresso.
MTE
O Ministério do Trabalho e Emprego, chefiado por Luiz Marinho (PT), defendeu que a mudança seja negociada diretamente entre empresas e trabalhadores, por meio de acordos e convenções coletivas.
Nikolas
O deputado mais cobrado por posicionamento em relação a PEC que acaba com a jornada de trabalho 6×1, Nikolas Ferreira (PL-MG), se pronunciou nas redes sociais e marcou a posição que deve ser seguida por boa parte da ala de centro-direita na Câmara dos Deputados.
O mineiro diz que defende um “debate real” e não “simplesmente uma torcida” a respeito da proposta. Segundo o deputado, a PEC assinada pela líder do PSOL, Erika Hilton (PSOL) é “medida populista”, que pode acabar fazendo o brasileiro “trabalhar zero dias e ganhar zero reais”.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)