Hamas pronto para ceder o controle político em Gaza?
De acordo com relatório, o Fatah e o Hamas concordaram que um governo de tecnocratas assumirá o poder após a guerra, especificamente para coordenar a reconstrução de Gaza e distribuir a ajuda internacional.
Segundo relata o jornal norte-americano “Wall Street Journal”, citando fontes palestinas, o Hamas estaria preparado para desistir do futuro controle político na Faixa de Gaza depois da guerra, tendo sido este o resultado de negociações com o movimento Fatah, que governa na Cisjordânia.
O Fatah e o Hamas são inimigos há muito tempo. Israel, por sua vez, não quer que nenhuma das partes governe Gaza depois da guerra.
De acordo com o relatório, o Fatah e o Hamas concordaram que um governo de tecnocratas assumirá o poder após a guerra, especificamente para coordenar a reconstrução de Gaza e distribuir a ajuda internacional. Quinze pessoas que não pertencem a nenhuma das organizações deveriam pertencer ao comitê.
Este plano se aproxima das ideias de Israel e dos EUA, que excluem o Hamas de desempenhar um papel político (e militar) em Gaza após a guerra. Um governo de transição deveria, portanto, governar a Faixa de Gaza até que eleições livres sejam possíveis.
O Egito, que está mediando a guerra de Gaza, e os Emirados Árabes Unidos também apoiam esse plano. Até agora, o Hamas e o Fatah apenas negociaram as áreas de reconstrução e coordenação da ajuda internacional, escreve o Wall Street Journal. Como a segurança deve ser regulamentada ainda não é claro.
A reconstrução de Gaza poderia custar cerca de 40 bilhões de dólares, estimou a ONU em maio. Tal como noticiou recentemente o New York Times, cerca de 60 por cento das casas na Faixa de Gaza estão agora destruídas ou inabitáveis.
Israel entrega ajuda humanitária ao norte de Gaza
De acordo com Israel, os civis no norte da Faixa de Gaza receberam centenas de pacotes de comida e água.
Os suprimentos de ajuda foram levados para as cidades de Jabaliya e Beit Hanun na segunda-feira, 11 de novembro, em cooperação com organizações humanitárias internacionais.
Na semana passada, onze caminhões transportando alimentos, água e medicamentos entraram no distrito de refugiados de Jabaliya. Desde Outubro, 741 caminhões de ajuda chegaram ao norte da Faixa de Gaza através da passagem “Erez West”.
Esta semana marca o fim do prazo de 30 dias estabelecido pelos EUA em meados de Outubro, dentro do qual Israel deve melhorar a situação humanitária na Faixa de Gaza, caso contrário, a ajuda militar dos EUA poderá ser restringida. Uma carta apelava, entre outras coisas, à entrada diária de cerca de 350 caminhões transportando suprimentos de ajuda humanitária na Faixa de Gaza.
Leia também: Palestinos de Gaza rompem silêncio e culpam Hamas
Assista: Palestinos dizem a verdade sobre o Hamas
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)