Duzentos e cinquenta mil fiéis lotam ruas do RS em procissão
A 81ª Romaria da Medianeira, em Santa Maria (RS), atraiu devotos de todo o Brasil em um dos maiores atos de fé do país
Mais de 250 mil devotos se reuniram em Santa Maria, Rio Grande do Sul, neste domingo, 10, para participar da 81ª Romaria Estadual da Medianeira.
Uma das maiores manifestações de fé do Brasil, a procissão percorreu cerca de dois quilômetros, levando a imagem de Nossa Senhora Medianeira da catedral de Santa Maria até a basílica da Medianeira. No final do trajeto, uma missa solene foi celebrada pelo arcebispo de Maceió, dom Carlos Alberto Breis Pereira, com a presença do arcebispo de Santa Maria, dom Leomar Antônio Brustolin.
O evento teve início na sexta-feira, 8, com uma missa de abertura na basílica, celebrada por dom Brustolin. Este ano, a romaria trouxe o tema “Salve Rainha, Esperança Nossa”, em referência a dois acontecimentos recentes que marcaram o estado do Rio Grande do Sul: as enchentes devastadoras que atingiram a região no primeiro semestre e a coroação pontifícia de Nossa Senhora Medianeira como “Rainha do Povo Gaúcho”, título concedido pela Santa Sé em maio.
Tradição, fé e resiliência
Além da procissão e das celebrações religiosas, a romaria promove uma reflexão sobre a resiliência e a fé da população gaúcha.
Durante a missa de encerramento, dom Brustolin enfatizou que a romaria é “uma peregrinação de esperança”, e destacou a figura de Maria como intercessora, que leva ao “único Mediador, Cristo Jesus, nossas preces e necessidades”. Ele afirmou que, assim como em Caná, Maria pode apressar os sinais de salvação e bênçãos em momentos de dificuldade.
A devoção a Nossa Senhora Medianeira em Santa Maria remonta a 1928, quando o seminarista Ignácio Rafael Valle deu início às celebrações em homenagem à santa. Em 1942, Nossa Senhora Medianeira foi proclamada padroeira do Rio Grande do Sul e, desde 1943, a romaria ocorre anualmente no segundo domingo de novembro, consolidando-se como um dos principais eventos religiosos do estado e do país.
Para a comunidade, a romaria da Medianeira é um momento de união, fé e resistência. Mesmo diante das adversidades, os fiéis mantêm viva uma tradição que, há mais de oito décadas, atrai multidões em busca de consolo, agradecimento e renovação espiritual.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)