Obama parabeniza Trump e exalta “democracia”
Ex-presidente e a ex primeira-dama Michelle Obama elogiaram campanha de Kamala e Walz, mas não citaram o presidente Joe Biden
O ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama e a ex-primeira-dama Michelle Obama escreveram uma nota conjunta, nesta quarta-feira, 6, parabenizando Donald Trump pela vitória na corrida à Casa Branca.
Obama, que governou o país no período entre 2009 e 2017, publicou no X:
“Obviamente não é o resultado que esperávamos, dada nossas profundas discordâncias com os republicanos [Partido Republicano]. Mas viver em uma democracia é reconhecer que o nosso ponto de vista nem sempre será o vencedor e estar disposto a aceitar uma transferência de poder pacífica”, escreveu.
Sem citar seu ex-vice presidente e atual chefe da Casa Branca, Joe Biden, que desistiu da candidatura em julho, o casal Obama elogiou a candidata democrata Kamala Harris:
“Michelle e eu não poderíamos estar mais orgulhosos da vice-presidente [Kamala] Harris e do governador de Minnesota [Tim] Walz – dois extraordinários políticos que fizeram uma campanha memorável. E nós seremos sempre gratos aos assessores e voluntários que colocaram os corações e alma em algo que eles realmente acreditam.”
Falsa acusação a Trump
O ex-presidente entrou na reta final da campanha de Kamala na tentativa, que acabou sendo frustrada, de desempatar a eleição.
Durante um comício, em Milwaukke, Obama atacou o presidente Trump.
Ele afirmou que nenhum judeu americano deveria confiar em alguém “que se encontrou com negacionistas do Holocausto” e “disse que havia pessoas muito boas em ambos os lados de um comício supremacista branco.”
Em clima de “vale-tudo“, a declaração se referia ao republicano, mas omitiu um contexto importante da fala do ex-presidente republicano sobre os eventos de Charlottesville, em 2017.
Biden e Kamala telefonaram para o republicano
Horas seguintes ao anúncio de que Trump se tornaria o 47º presidente dos Estados Unidos, Biden e Kamala ligaram para o republicano para parabenizá-lo pela vitória.
Joe Biden convidou o republicano, nesta quarta-feira, 6, para ir à Casa Branca nos próximos dias, segundo informou a CNN. A previsão é de que Biden discurse para o povo americano na quinta-feira, 7.
Kamala reconheceu a derrota e ligou para o adversário, além de parabenizá-lo, se colocando à disposição para transferência pacífica de poder” e solicitando que ele seja “um presidente para todos os americanos“.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)