“Retorno político extraordinário”, diz Jeff Bezos sobre Trump
Em 28 de outubro, o bilionário defendeu a decisão de retirar o apoio do Washington Post a Kamala Harris
O bilionário Jeff Bezos (foto), fundador da Amazon e dono do jornal The Washington Post, parabenizou nesta quarta-feira, 6, o republicano Donald Trump pela vitória na corrida presidencial dos Estados Unidos.
No X, Bezos destacou o “retorno político extraordinário e vitória decisiva” de Trump contra Kamala Harris, vice-presidente dos EUA e candidata democrata.
“Grandes parabéns ao nosso 45º e agora 47º presidente por um retorno político extraordinário e vitória decisiva. Nenhuma nação tem maiores oportunidades. Desejando a Donald Trump todo o sucesso em liderar e unir a América que todos nós amamos.”
Em 28 de outubro, Bezos escreveu um raro artigo de opinião no Washington Post, defendendo a decisão de retirar o apoio de seu jornal à candidata democrata.
“A maioria das pessoas acredita que a mídia é tendenciosa. Qualquer um que não veja isso está prestando pouca atenção à realidade, e aqueles que lutam contra a realidade perdem. A realidade é uma campeã invicta. Seria fácil culpar os outros por nossa longa e contínua queda de credibilidade (e, portanto, declínio de impacto), mas uma mentalidade de vítima não ajudará. Reclamar não é uma estratégia. Devemos trabalhar mais para controlar o que podemos controlar para aumentar nossa credibilidade.
(…) Por si só, recusar-se a endossar candidatos presidenciais não é suficiente para nos levar muito acima na escala de confiança, mas é um passo significativo na direção certa.
(…) A falta de credibilidade não é exclusiva do The Post. Os jornais de nossos irmãos têm o mesmo problema. E é um problema não apenas para a mídia, mas também para a nação. Muitas pessoas estão se voltando para podcasts improvisados, postagens imprecisas de mídia social e outras fontes de notícias não verificadas, o que pode espalhar rapidamente desinformação e aprofundar as divisões. O Washington Post e o New York Times ganham prêmios, mas cada vez mais falamos apenas com uma certa elite. Cada vez mais, falamos com nós mesmos.”
Impacto econômico
A notícia do endosso vetado provocou uma reação negativa de repórteres e leitores do Washington Post, provocando a renúncia de quase um terço do conselho editorial do jornal e no cancelamento de 250 mil assinaturas.
Após a confirmação da vitória de Trump, as ações da Amazon subiram, até o momento, mais de 3% no pregão desta quarta.
Leia mais: Bezos está longe de ser único a evitar endosso de jornal nos EUA e Editorial de Jeff Bezos, dono do Washington Post, é lição à imprensa brasileira
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Marian
06.11.2024 17:24Ele chegará muito mais forte e poderoso. Agora sabe quem é aliado ou inimigo.