As esperanças de Celso Amorim sobre o governo Trump
"Trump sempre busca boa relação com grandes líderes, e Lula é um grande líder", calcula o assessor especial do petista para assuntos internacionais
O assessor especial de Lula para assuntos internacionais, Celso Amorim (foto), afirmou nesta quarta-feira, 6, esperar que o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, seja “pragmático” como foi George W. Bush.
“Minha expectativa é que ele seja pragmático como foi Bush”, disse Amorim, chefe do Itamaraty paralelo, em entrevista à Folha de S.Paulo.
“O presidente Lula é pragmático. E Trump tende a ser mais pragmático do que foi da outra vez. Isso facilita as conversas”, continuou.
“Trump sempre busca boa relação com grandes líderes e Lula é um grande líder”, completou.
Leia mais: Celso Amorim, “mensageiro do imperialismo norte-americano”
Lula deseja “sorte e sucesso” a Trump
Lula, que tomou partido de Kamala Harris, adversária de Trump, desejou “sorte e sucesso” ao presidente eleito americano.
“Meus parabéns ao presidente Donald Trump pela vitória eleitoral e retorno à presidência dos Estados Unidos. A democracia é a voz do povo e ela deve ser sempre respeitada. O mundo precisa de diálogo e trabalho conjunto para termos mais paz, desenvolvimento e prosperidade. Desejo sorte e sucesso ao novo governo”, diz a mensagem publicada no perfil de X do petista.
A mensagem cumpre o protocolo, como fizeram diversos chefes de Estado mundo afora, mas contrasta com a declaração dada pelo presidente brasileiro há apenas cinco dias.
Inscreva-se em nossa newsletter
Em entrevista ao canal francês TF1, Lula disse que a vitória da democrata seria “muito mais seguro para fortalecer a democracia nos Estados Unidos”.
“Sou amante da democracia. Acho que é o melhor sistema de governo que a sociedade construiu no mundo. Somente uma democracia faz com que um torneiro mecânico chegasse à presidência da República por três vezes. Ela permite aos contrários, os antagônicos, uma disputa civilizada na discussão de ideias, sem violência. Acho que a Kamala ganhando as eleições, é muito mais seguro para fortalecer a democracia nos Estados Unidos”, afirmou.
Leia mais: Lula perdeu junto com Kamala
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (3)
Marian
06.11.2024 17:26Vamos todos ver o pragmatismo de Trump hahaha
eduardo henrique da silva mattos
06.11.2024 16:33HAHAHA ELE ESTÁ VIAJANDO
Fabio B
06.11.2024 15:12O Lula é grande apenas no seu mau-caratismo e alcoolismo. Seu papel? Não passa do de um fantoche insignificante, servindo de garoto de recado para interesses estrangeiros, em especial os da Rússia, China e até de organizações terroristas, como o Hamas. Não sei se por baixo dos panos ele tira alguma vantagem pessoal disso (alguém duvida?), mas o Brasil só recebe prejuízos, visto que agora pagamos o preço de integrar o eixo do mal global.