Emmanuel Macron e Olaf Scholz parabenizam Trump pela vitória
O Presidente da República Francesa foi o segundo líder, depois do húngaro Viktor Orbán, a parabenizar Donald Trump por sua vitória nas eleições presidenciais
Depois de trabalhar com Joe Biden e Kamala Harris, Emmanuel Macron prepara-se para se reunir com o homem que foi seu homólogo quando chegou ao poder em 2017. No X, o Presidente da República Francesa foi o segundo líder, depois do húngaro Viktor Orbán, a parabenizar Donald Trump por sua vitória nas eleições presidenciais.
O Chefe de Estado disse estar pronto para trabalhar em conjunto como soube fazer há quatro anos, ao mesmo tempo que enfatizou as suas diferentes “convicções” e insistiu no necessário “respeito” na sua colaboração:
“Parabéns Presidente Donald Trump. Prontos para trabalhar juntos como foi possível fazer há quatro anos. Com suas crenças e com as minhas. Com respeito e ambição. Por mais paz e prosperidade”, escreveu o presidente francês no X
A reação de Emmanuel Macron foi rapidamente seguida pela de Marine Le Pen que, ao contrário das eleições de 2016 e 2020, não apoiou Donald Trump. A líder do Rally Nacional (RN) enviou “votos de sucesso” e defendeu o “fortalecimento das relações bilaterais” entre a França e os Estados Unidos.
A sobrinha de Le Pen, Marion Maréchal, parabenizou Trump com mais entusiasmo do que sua tia:
“Por esta vitória indiscutível do povo americano contra o wokismo, o socialismo, a imigração em massa e um sistema de comunicação social hostil.” Visivelmente entusiasmada, a eurodeputada aproveitou a oportunidade para revisitar o slogan de campanha do candidato republicano: “Agora, é a nossa vez de tornar a França e a Europa grandes novamente!”
Olaf Scholz
O Chanceler alemão Olaf Scholz (SPD) e a Ministro das Relações Exteriores da Alemanha, Baerbock, parabenizam Trump por sua vitória nas eleições presidenciais dos EUA:
“Parabenizo Donald Trump por ter sido eleito presidente dos EUA”, escreveu Scholz na plataforma online X. Ao mesmo tempo, ele ofereceu cooperação a Trump:
“A Alemanha e os EUA têm trabalhado juntos com sucesso há muito tempo para promover a prosperidade e a liberdade em ambos os lados do Atlântico. Continuaremos a fazê-lo para o benefício dos nossos cidadãos.”
Baerbock, que regressou hoje de uma viagem à Ucrânia, falou aos jornalistas no aeroporto de BER: “Donald Trump ganhou as eleições. Parabenizamos você por isso.” O Governo Federal mantém uma estreita relação transatlântica, independentemente do partido.
Leia também: “Contamos com o apoio bipartidário forte e contínuo”, diz Zelensky a Trump
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)