Lira: PT pediu uma vaga no TCU para apoiar Motta
Duas vagas para o TCU serão abertas até o ano de 2027 com as aposentadorias de Aroldo Cedraz e Augusto Nardes; PT apoiou Jhonatan de Jesus
O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), afirmou em entrevista à Folha de S. Paulo publicada nesta sexta-feira, 1º , que a bancada do PT fez a seguinte exigência para apoiar o líder do Republicanos, Hugo Motta, na disputa pelo comando da Casa: uma vaga no TCU.
Houve acordo e agora o partido indicará o próximo ministro da Corte de Contas:
“Acho que é lícito, mas [ainda] não tem a vaga. Se houver, o PT solicitou, sim, a indicação da bancada deles. Eles reclamam politicamente que nunca tiveram um representante no TCU e, quando tiveram candidatos, não tiveram êxito no plenário, que é a segunda etapa”, disse Lira à Folha.
“Com o PT, sim [houve compromisso]. De eles indicarem a vaga no TCU”, acrescentou Lira.
Duas vagas para o TCU serão abertas até o ano de 2027 com as aposentadorias de Aroldo Cedraz e Augusto Nardes. Os dois completam 75 anos respectivamente em 2026 e 2027. Justamente durante uma eventual gestão Hugo Motta.
A última indicação do TCU coube ao Republicanos, partido de Motta: a do então deputado Jhonatan de Jesus. Ele assumiu a vaga da então ministra Ana Arraes.
PT apoiou Republicanos na disputa pela vaga ao TCU de 2023
A candidatura de Jhonatan de Jesus foi costurada ainda no final de 2022 com o apoio do PT. Agora, pelas palavras de Lira, a sigla quer a reciprocidade do acordo feito para, naquela época, tentar trazer o Republicanos para a incipiente base do governo Lula.
Além da vaga no TCU, pesou na decisão dos petistas o receio de ficar de fora da mesa diretora, caso eles endossassem uma candidatura de oposição à do presidente da Câmara.
Ao anunciar apoio à candidatura de Motta, o líder do PT na Câmara, Odair Cunha (MG), declarou:
“Por entender que o deputado Hugo Motta está preparado para continuar um trabalho de representação, que dialogue com as preocupação do povo brasileiro em torno de temas que nós julgamos importantes. A presidência do deputado Hugo e a consolidação deste bloco significa o funcionamento desta casa tão importante”.
Quem é Hugo Motta?
Favorito a suceder Lira na presidência da Câmara, Hugo Motta segue o histórico de sua família na política.
O pai dele, Nabor Wanderley (Republicanos), se reelegeu prefeito de Patos (PB) nesta eleição.
Motta também é neto do ex-deputado federal Edivaldo Motta e da deputada estadual Francisca Motta, nomes conhecidos da política paraibana. A família já teve seis prefeitos no município.
A primeira participação de Motta na política foi em 2010, com apenas 21 anos, quando recebeu 86 mil votos. Ele foi eleito deputado federal pelo MDB.
No segundo mandato, Motta teve destaque como presidente da CPI da Petrobras, em 2015, após articulação do seu então “padrinho” e ex-deputado federal Eduardo Cunha.
Agora, o deputado paraibano tentará, pela primeira vez, comanda a Câmara dos Depu
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)