Biden chama apoiadores de Trump de “lixo” e gera crise
Em evento de campanha, presidente ofendeu eleitores do rival. "Kamala Harris e Biden estão atacando metade do país", respondeu JD Vance
Durante um evento virtual de campanha na noite desta terça-feira, 29, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, chamou os apoiadores de Donald Trump de “lixo” em resposta a comentários depreciativos feitos por um comediante durante um comício de Trump.
O comentário do presidente provocou uma reação imediata, com críticas intensas tanto do ex-presidente republicano quanto de aliados conservadores.
Leia também: Já começaram as contestações judiciais na eleição dos EUA
A fala de Biden ocorreu durante um evento do grupo Voto Latino, em que ele condenou as piadas racistas do comediante Tony Hinchcliffe no comício de Trump, realizadas no Madison Square Garden. Uma dessas piadas fez referência a Porto Rico como uma “ilha flutuante de lixo”. Biden reagiu: “O único lixo que vejo flutuando por aí são os apoiadores dele. Essa demonização dos latinos é inconcebível e antiamericana”.
“Isso é repulsivo”
As críticas foram rápidas e contundentes. “Isso é repulsivo”, declarou JD Vance, vice na chapa republicana. “Kamala Harris e Biden estão atacando metade do país. Não há desculpa para isso”. Em uma fala similar, o senador Tom Cotton pediu que Harris condenasse a declaração de Biden: “Se ela tem alguma decência ou integridade, deveria condenar essa afirmação desprezível de Biden”.
O próprio Trump reagiu no comício em Allentown, Pensilvânia, chamando a fala de Biden de “terrível” e comparando-a ao episódio em que Hillary Clinton rotulou eleitores de Trump como “deploráveis” em 2016. “‘Lixo’ é pior”, disse Trump. “Mas ele não sabe… perdoem-no”.
Enquanto isso, em um comício ao ar livre próximo à Casa Branca, Kamala Harris tentou enfatizar a unidade. Em seu discurso, Harris afirmou que, ao contrário de Trump, não vê oponentes políticos como inimigos. “Não estou aqui para marcar pontos políticos, estou aqui para avançar. Ouço os especialistas, os impactados por minhas decisões e até quem discorda de mim”, declarou.
Leia mais: Editorial de Jeff Bezos, dono do Washington Post, é lição à imprensa brasileira
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)