Lira: Anistia não pode ser ‘elemento de disputa política’
"O tema deve ser devidamente debatido pela Casa. Mas não pode jamais, pela sua complexidade, se converter em indevido elemento de disputa política", afirmou o presidente da Câmara
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), afirmou que o projeto de lei da anistia aos presos do 8 de janeiro não pode ter a natureza de ‘barganha’ em torno da disputada pela presidência da Casa de Leis. A declaração de Lira (PP-AL) contraria a intenção expressa pelo presidente do Partido Liberal (PL), Valdemar Costa Neto de liberar sua base para votar apenas em um candidato que se comprometa com o avanço do projeto.
“Assim também deve ser com a chamada Lei da Anistia. O tema deve ser devidamente debatido pela Casa. Mas não pode jamais, pela sua complexidade, se converter em indevido elemento de disputa política, especialmente no contexto das eleições futuras para a Mesa Diretora da Câmara”, declarou Arthur Lira.
E completou: “E é por isso que, na condição de Presidente da Câmara dos Deputados, determinei a criação de uma Comissão Especial, para analisar o PL 2858/22”.
Jair Bolsonaro
Enquanto membros da Comissão de Constituição e Justiça (CCJC) da Câmara dos Deputados desviaram do assunto e até negaram o interesse do partido em beneficiar o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, com o projeto, Valdemar é categórico: “Temos que pôr isso [ a anistia de Bolsonaro] na pauta do presidente da Câmara e do presidente do Senado a ser eleito para ter o nosso apoio”, afirmou em entrevista à CNN Brasil.
Na véspera do pronunciamento oficial feito por Lira, nesta terça-feira, Valdemar afirmou que procuraria o presidente da Câmara para tratar do assunto.
Comissão Especial
Como mostramos, Lira decidiu nesta terça-feira, 29, criar uma comissão especial para discutir o projeto de lei de anistia às penas dos envolvidos nos atos de 8 de janeiro de 2023.
Com a decisão, a proposta volta à estaca zero e sem qualquer perspectiva de que seja analisado no curto prazo. A ideia do presidente da Câmara, conforme apurou este site, é esvaziar a discussão para não contaminar as eleições para a Mesa Diretora da Casa. Lira deve confirmar nesta terça-feira seu endosso à candidatura de Hugo Motta, deputado paraibano líder do Republicanos na Casa.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)