Já começaram as contestações judiciais na eleição dos EUA
O Comitê Nacional Republicano entrou com uma ação para bloquear uma decisão judicial da Pensilvânia, um dos estados-chave na corrida eleitoral
A maioria dos americanos só vai às urnas em 5 de novembro para escolher entre Donald Trump e Kamala Harris como presidente dos Estados Unidos, mas as contestações judiciais sobre a votação já começaram.
O Comitê Nacional Republicano e o Partido Republicano entraram com uma ação para bloquear uma decisão judicial da Pensilvânia, um dos estados-chave na corrida eleitoral, que exigia a contagem das cédulas provisórias enviadas por eleitores que cometeram erros na votação antecipada, nas cédulas encaminhadas por correio.
A decisão anterior, proferida pela Suprema Corte da Pensilvânia em 23 de outubro, deu parecer favorável a dois eleitores, do condado de Butler, cujas cédulas provisórias foram rejeitadas durante a eleição primária por não estarem em envelopes de sigilo
Os republicanos entendem que a Corte máxima da Pensilvânia mudaram as regras próximo da eleição.
Caso os juízes não decidam à favor do partido de Donald Trump, há outro pedido dos republicanos para que as cédulas provisórias sejam segregadas e a Suprema Corte consiga revisar o caso após o término da eleição.
Os democratas disseram, porém, que se uma cédula enviada pelo correio tiver um defeito e não puder ser contada, o eleitor ainda não votou e uma cédula provisória deve ser contada.
O entendimento da Suprema Corte da Pensilvânia é de que as células provisórias impedem a votação dupla, e ao mesmo tempo protegem o direito do cidadão de ter um voto contado.
Trump e Kamala empatados
A oito dias da eleição, os candidatos Donald Trump e Kamala Harris estão empatados tecnicamente, de acordo com levantamento divulgado pelo canal CBS News, nesta segunda-feira, 28.
A candidata democrata, Kamala Harris, soma 50% das intenções de voto, enquanto o republicano, Donald Trump, registra 49%. A margem de erro da pesquisa é de 2,6 pontos percentuais.
Essa é a segunda pesquisa divulgada pelo instituto sobre a corrida entre Kamala e Trump. A primeira delas, divulgada em agosto, indicava os mesmos percentuais de intenção de voto registrados pela que foi divulgada nesta segunda-feira.
O levantamento CBS News/YouGov ouviu 2.161 pessoas de 23 a 25 de outubro.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)