No Nordeste, esquerda perde espaço e depende de viradas na reta final
Das quatro cidades que ainda terão segundo turno, a esquerda disputa em três capitais - Aracaju, Natal e Fortaleza - e em posição secundária
As eleições de 2024 neste domingo, 27, devem consolidar uma virada no campo ideológico no comando das capitais do Nordeste. Das quatro cidades que ainda terão segundo turno: Natal (RN), Fortaleza (CE), Aracaju (SE) e João Pessoa (PB), a esquerda disputa em três capitais: Aracaju, Natal e Fortaleza. Nos três casos, os candidatos do chamado campo progressista não são favoritos conforme as últimas pesquisas.
No primeiro turno, candidatos de direita ou do Centrão venceram nas seguintes capitais do Nordeste: em Maceió (com João Henrique Caldas – JHC – do PL), Salvador (com Bruno Reis – União Brasil), Teresina (com Sílvio Mendes – União Brasil) e São Luís (Eduardo Braide – PSD). A esquerda venceu em apenas uma capital, Recife, com João Campos. E isso mais pelo histórico da família Campos do que pela força do PSB no Estado.
No segundo turno, haverá uma disputa puro sangue da direita em João Pessoa, onde o atual prefeito Cícero Lucena (PP) tenta passar incólume ao desgaste político provocado pela prisão e indiciamento pela Polícia Federal de sua esposa, Lauremília Lucena, acusada de ter tentado interferir nas eleições. O indiciamento de Lauremília ocorreu em 17 de outubro, já no segundo turno. Ele disputa a prefeitura contra o ex-ministro bolsonarista da Saúde Marcelo Queiroga. Lucena está na frente nas pesquisas.
Capitais do Nordeste em processo de ‘direitização’?
Em Aracaju, a vereadora Emília Correa (PL) é deve vencer Luiz Roberto (PDT), que tem o apoio do atual prefeito Edvaldo Nogueira conforme projeções dos institutos de pesquisa. A eleição de Emília não somente representaria uma vitória do bolsonarismo na cidade como, de quebra, pode alijar de vez o PDT do comando de uma capital. Um fato inédito.
Em Fortaleza, o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Evandro Leitão, trava uma disputa voto a voto contra o neófito André Fernandes (PL). Os dois estão em empate técnico e numérico, conforme pesquisa Quaest divulgada neste sábado.
Em Natal, a deputada federal Natália Bonavides enfrenta o também deputado federal Paulinho Freire (União Brasil). Segundo a Quaest, Paulinho está seis pontos percentuais à frente da petista na intenção de votos válidos.
Acompanhe ao vivo a apuração do segundo turno, no canal de O Antagonista no YouTube ou na TV BM&C, com a equipe de colunistas do portal.
Assista:
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)