Em Natal, candidata petista é derrotada apesar de campanha de Lula
Segundo turno em Natal foi marcado por uma disputa entre a máquina partidária do União Brasil e dos governos estadual e federal
O deputado federal Paulinho Freire (União Brasil) derrotou a deputada federal Natália Bonavides (PT) na disputa pela capital do Rio Grande do Norte, Natal.
Com 97,2% das urnas apuradas, Freire tem 55,35% dos votos válidos contra 44,65% da candidata petista.
A campanha no segundo turno em Natal foi marcada por uma disputa entre a máquina partidária do União Brasil, que aplicou quase 10 milhões de reais na candidatura de Freire, contra a máquina pública federal e estadual. Natália Bonavides teve o apoio do presidente Lula e da governadora Fátima Bezerra.
Durante a campanha eleitoral, a petista apostou no vínculo com o presidente Lula e com a governadora e prometeu várias obras em parceria com o governo federal. O candidato do União Brasil apostou na tentativa de desconstrução da imagem da parlamentar por meio do vínculo dela com pautas que poderiam aumentar a insegurança na cidade, na visão do parlamentar. Natália é coautora do PL que cria a figura do “furto por necessidade” e isenta o réu de prisão caso o ato criminoso ocorra para garantir a sobrevivência do réu. O Código Penal, no entanto, já prevê o chamado ‘crime famélico’, que é motivado pela necessidade de se alimentar.
Durante o segundo turno, Lula esteve em Natal e aunciou uma série de anúncios de investimentos para o estado do Rio Grande do Norte no valor de 640 milhões de reais. Foram obras nas áreas saneamento, educação, mobilidade urbana, habitação e assistência social. Desde montante, foram anunciados 38 milhões de reais na construção de 224 moradias no Residencial Lagoa Azul II, e 27,2 milhões de reais em 176 novas casas no Condomínio Residencial Água Marinha. Todos na capital do estado.
O anúncio extemporâneo de Lula, horas antes de um comício eleitoral, foi visto pelo parlamentar do União Brasil como crime eleitoral.
Na parte final da campanha, Paulinho Freire escondeu alguns de seus padrinhos políticos, mais precisamente o ex-presidente Jair Bolsonaro e o líder da oposição no Senado, Rogério Marinho (PL). Em seu Instagram, apenas um político de renome nacional participou da campanha: Styvenson Valentim (Podemos).
Quem é Paulinho Freire?
Paulo Eduardo da Costa Freire, conhecido como Paulinho Freire, é empresário, natural de Natal (RN) e tem 59 anos. Foi eleito vereador em 1992 pelo PMDB. De 1997 a 2002, ocupou o cargo de presidente da Câmara Municipal. Em 2008, foi eleito vice-prefeito de Natal e voltou para a Câmara de Vereadores em 2012 e renovou o mandato para a atual legislatura pelo partido Solidariedade. Em 2022, foi eleito deputado federal pelo União Brasil.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)