Ditador Maduro chega à cúpula dos Brics
Adesão ao bloco já foi defendida por Lula
Chegou à Kazan, na Rússia, nesta terça-feira, 22, o ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, para participar da cúpula anual do grupo Brics, que originalmente reunia Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Além de ser a primeira viagem oficial após a fraude nas eleições deste ano, o ditador busca incluir a Venezuela como membro ativo do bloco.
Assim que o avião pousou na cidade russa, Maduro disse:
“Aqui estão os quatro grandes países petroleiros do mundo e a Venezuela modestamente vem a oferecer sua parte a partir de um projeto econômico […] que exige um alto nível de investimento.”
Amorim ‘foge’ sobre entrada de Venezuela
A O Globo, o ex-chanceler disse que o governo brasileiro não está fazendo “julgamento moral e nem político” sobre a Venezuela, que se recusa a apresentar as atas da votação de 28 de julho enquanto persegue os opositores de Maduro, intensificando o vexame internacional do petista.
“Talvez ainda não seja possível chegar a uma conclusão. Não estou preocupado com a entrada ou não da Venezuela, não estamos fazendo julgamento moral e nem político sobre o país em si. O Brics tem países que praticam certos tipos de regime, e outros tipos de regime, a questão é saber se eles têm capacidade pelo seu peso político e pela capacidade de relacionamento, de contribuírem para um mundo mais pacífico”, disse Amorim.
“O Brasil quer fortalecer os Brics, tivemos um aumento recente, estamos nos adaptando a esse aumento. A própria Arábia Saudita, disse que ia entrar, foi em algumas reuniões, não foi a outras. Queremos que haja Brics fortalecido, países que possam realmente contribuir para paz pelo equilíbrio”, acrescentou.
Lula defendeu entrada de regime venezuelano ao bloco
O presidente Lula (PT) já se mostrou a favor da adesão da ditadura de Maduro ao bloco econômico.
“Nós vamos discutir. Se tiver um pedido oficial, esse pedido será oficialmente levado para os Brics. Eu sou favorável”, afirmou Lula na ocasião.
.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)