“Nunca falei qual era meu candidato”, diz Lira sobre Elmar Nascimento
Presidente da Câmara classificou como ‘especulações’ as informações sobre seu apoio à candidatura do líder do União Brasil
Em entrevista coletiva realizada nesta segunda-feira, 21, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), negou que tenha feito qualquer aceno ao líder do União Brasil, Elmar Nascimento, ao longo deste ano na disputa pelo comando da Casa.
Aliados de Lira, no entanto, afirmavam nos bastidores que ele pretendia endossar a candidatura de Elmar. O parlamentar alagoano, durante este ano, nunca negou essa informação. Além disso, Lira, Elmar e integrantes do União Brasil passaram o Carnaval na Bahia, juntos (foto).
Agora, Lira tratou o apoio prévio a Elmar como ‘especulação’. Em setembro, Lira resolveu endossar a candidatura do líder do Republicanos, Hugo Motta (PB).
“Todos especularam, há mais de um ano, toda a imprensa, que meu candidato era Elmar Nascimento, que é meu amigo pessoal. Eu nunca falei nem para você, nem para imprensa nenhuma, nem para deputado nenhum, qual era o candidato”, disse Lira após participar da abertura da 24ª Conferência Internacional Datagro sobre Açúcar e Etanol, em São Paulo (SP).
Hugo Motta também participou do evento ao lado de Lira. O gesto foi interpretado por integrantes da Câmara como o aceno mais importante do presidente da Câmara para a candidatura do líder do Republicanos.
Quando foi o endosso à candidatura de Motta?
Arthur Lira fechou sobre a candidatura de Hugo Motta em setembro. O anúncio a líderes partidários em reunião realizada na tarde do dia 11, em almoço.
A disputa pela sucessão de Lira já tem, oficialmente, três candidatos. Motta, Nascimento, e o líder do PSD, Antonio Brito. Apesar disso, Nascimento e Brito, como mostramos, firmaram um pacto de não agressão e de apoio mútuo na disputa pelo cargo de Lira.
Após Lira decidir apoiar Motta – cuja candidatura é apoiada pelo PP, Republicanos e por parte da bancada do PL -, Elmar teve uma reunião com o presidente Lula para pedir apoio do Palácio do Planalto na disputa. Ele tem intensificado essas conversas com o Palácio do Planalto por meio do ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)