Embaixador de Israel acusa Hamas de roubar ajuda humanitária em Gaza
Declaração ocorre em meio a pressões internacionais por melhorias na distribuição de recursos
O embaixador de Israel na ONU, Danny Danon, afirmou nesta quarta, 16, que o Hamas desvia a ajuda humanitária destinada à população de Gaza.
Segundo Danon, o problema não é a quantidade de ajuda enviada, mas o fato de que “o Hamas sequestra, rouba e vende os recursos para alimentar sua máquina de terror, enquanto os civis sofrem”.
As declarações surgem em meio à pressão crescente dos EUA e de entidades internacionais para que Israel melhore a distribuição de recursos em Gaza. Na segunda, 14, os secretários de Estado e Defesa dos EUA, Antony Blinken e Lloyd Austin, enviaram uma carta ao governo israelense alertando que o fornecimento de armas americanas pode ser afetado se não houver mudanças em até 30 dias.
Um oficial israelense respondeu que a carta está sendo “cuidadosamente analisada” pelas autoridades de segurança e que o país “leva as preocupações a sério”, comprometendo-se a discutir as questões com seus aliados americanos.
A pressão aumentou após a vice-presidente dos EUA, Kamala Harris, pedir mais esforços de Israel para permitir a entrada de ajuda humanitária no norte de Gaza, uma área que, segundo a ONU, não recebe alimentos há quase duas semanas. “O direito internacional humanitário deve ser respeitado, e civis precisam de acesso a comida, água e medicamentos”, declarou.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)