Ditadura da Nicarágua rompe relações com Israel
Regime de Daniel Ortega chamou o governo israelense de “fascista” e “genocida”
A Nicarágua rompeu as relações diplomáticas com Israel, informou na sexta-feira, 11, o governo do ditador Daniel Ortega (foto).
Em comunicado, o regime chamou o governo israelense de “fascista” e “genocida”. A decisão, segundo o governo da Nicarágua, se deu em razão da “agressão permanente contra a vida e a dignidade” do povo palestino.
“Em solidariedade permanente com o povo e o governo da Palestina, com os povos que sofrem o martírio, a destruição e a barbárie, e em estrita adesão ao direito internacional e às convenções que regem as relações civilizadas entre Estados e governos do mundo, o governo da República da Nicarágua rompe todas as relações diplomáticas com o governo fascista de Israel”, diz a nota.
O anúncio foi feito horas depois de a Assembleia Nacional nicaraguense ter aprovado, por unanimidade, uma declaração de Ortega pedindo o rompimento das relações diplomáticas.
Manágua afirmou ainda que “o repúdio” não é contra os israelenses, e manifestou “apoio e solidariedade” com as famílias “que vivem momentos difíceis em consequência da excessiva brutalidade e do ódio” dos governantes de Israel.
Onda de perseguições na Nicarágua
A Igreja Católica tem sido fortemente reprimida pelo regime sandinista no poder na Nicarágua desde o seu apoio ao movimento estudantil de 2018 e as suas denúncias de violações dos direitos humanos que continuaram desde então.
Ameaçados e hostilizados, mais de 200 religiosos foram expulsos ou tiveram que fugir do país, principalmente para a vizinha Costa Rica.
Diversos clérigos foram alvo da repressão da ditadura nicaraguense. Somente em 2023, ao menos 46 membros do clero católico, incluindo bispos e seminaristas, foram detidos ou expulsos à força do país. Instituições da Igreja, como escolas e meios de comunicação, também enfrentaram fechamentos e assédio.
Leia também: Nicarágua fecha 1.500 ONGs e transfere bens para o Estado
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)