Por meio de Temer, Bolsonaro teria feito novos pedidos a Moraes
A intenção do ex-presidente seria viajar aos Estados Unidos antes das eleições americanas, em 5 de novembro, para encontrar Donald Trump
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) teria apresentado uma série de pedidos ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A informação foi publicada pelo jornal O Globo. Através de aliados, Bolsonaro teria pedido a devolução de seu passaporte, apreendido em fevereiro durante uma operação da Polícia Federal sobre tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito.
A intenção do ex-presidente seria viajar aos Estados Unidos antes das eleições americanas, em 5 de novembro, para encontrar Donald Trump. Um dos mediadores do contato entre Bolsonaro e Moraes seria o ex-presidente Michel Temer.
Moraes considerou que uma viagem de Bolsonaro ao exterior poderia prejudicar as investigações criminais em curso, e o pedido foi negado.
Aliados de Bolsonaro também buscaram a remoção das tornozeleiras eletrônicas de Max Guilherme e Sérgio Cordeiro, ex-assessores do ex-presidente, que foram presos pela Polícia Federal em 2022 por suspeita de inserção de dados falsos no sistema do SUS sobre a vacinação contra a Covid-19. Embora soltos, ambos seguem com restrições de locomoção impostas por Moraes, e negam qualquer irregularidade.
Outro nome envolvido é Marcelo Câmara, também ex-segurança de Bolsonaro, que está em liberdade condicional e usa tornozeleira eletrônica. Ele é investigado por supostamente ter participado de um grupo que planejava um golpe de Estado após a derrota de Bolsonaro em 2022, mas nega envolvimento.
Além disso, Bolsonaro tentou reverter a proibição de contato com Valdemar Costa Neto devido a suspeitas de participação em uma trama golpista nas eleições de 2022. A investigação aponta que o partido teria sido usado para financiar ações contra a vitória de Lula, algo que Costa Neto nega.
Os aliados de Bolsonaro teriam procurado o ex-presidente Michel Temer e o ex-deputado Carlos Marun, indicado por Bolsonaro para o conselho da Itaipu, na tentativa de interceder junto a Moraes. No entanto, até o momento, não há sinais de que os pedidos chegaram ao ministro, e as restrições continuam em vigor.
Temer, que articulou uma carta de desculpas de Bolsonaro a Moraes em 2021, ainda mantém uma boa relação com o ex-presidente. Além disso, há expectativa de que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, possa ajudar a mediar as tensões entre Bolsonaro e o ministro do STF.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)