A influência do tempo de tela na primeira infância e suas consequências emocionais
Estudo sobre os impactos do uso excessivo de telas por crianças pequenas.
No cenário atual, o uso de dispositivos digitais é praticamente inevitável, especialmente entre as crianças. No entanto, um estudo recente trouxe à tona algumas preocupações sobre o impacto do tempo excessivo de tela na primeira infância. Com a pandemia impulsionando o uso dessas tecnologias, muitos pais começaram a notar efeitos negativos nos comportamentos e nas emoções de seus filhos pequenos.
A pesquisa, conduzida por uma universidade canadense com participação de especialistas brasileiros, sugere que o uso prolongado de telas pode estar relacionado a uma maior dificuldade das crianças em lidar com frustrações e controlar acessos de raiva. Essas descobertas são particularmente relevantes para pais de crianças entre dois e quatro anos e meio, uma fase crítica para o desenvolvimento emocional e social.
Tempo de tela: uma ferramenta ou um “calmante digital”?
De acordo com o psiquiatra Pedro Pan, do Instituto Ame Sua Mente e da Universidade Federal de São Paulo, o uso de dispositivos digitais tem servido como um “calmante digital” para muitas crianças. Isso pode criar um ciclo nocivo, onde as crianças, ao se tornarem dependentes das telas para se acalmar, acabam desenvolvendo menos habilidades para lidar com suas emoções de maneira saudável.
- Maior tempo de tela pode levar a menor controle emocional.
- A falta de interação interpessoal afeta o desenvolvimento cerebral.
- Uso excessivo de telas pode resultar em crises de raiva frequentes.
Como o tempo de tela influencia o desenvolvimento cerebral?
O desenvolvimento cerebral nas primeiras fases da infância é moldado por uma variedade de estímulos, sendo o contato interpessoal um dos mais importantes. A pesquisa destaca que o uso das telas, por não oferecer os mesmos estímulos sensoriais e emocionais, pode interferir negativamente no crescimento saudável do cérebro.
- Estímulos visuais de telas são unidimensionais.
- Falta de interação real pode atrasar a aquisição de linguagem e habilidades sociais.
- Importância de criar um equilíbrio entre tecnologia e interação humana.
Quais medidas os pais podem tomar?
Frente a esses resultados, é crucial que os pais busquem maneiras de equilibrar o uso da tecnologia entre seus filhos pequenos. Pedro Pan sugere que os adultos devem utilizar as telas junto com as crianças, transformando a atividade em uma experiência compartilhada. Isso não apenas melhora o vínculo, mas também garante que as crianças não fiquem isoladas em um mundo digital solitário.
Além disso, pode ser benéfico implementar regras claras sobre o tempo de uso da tecnologia, buscando inserir brincadeiras tradicionais que incentivem a imaginação e a comunicação. Quanto mais os pequenos interagem com o ambiente ao seu redor, melhor será para seu desenvolvimento emocional e social.
Em resumo, o tempo de tela na primeira infância é algo que requer atenção e moderação. Ao compreender os riscos e tomar medidas práticas, os pais podem ajudar seus filhos a crescerem de maneira mais equilibrada e saudável.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)