Lula perde força na região Nordeste nas eleições de 2024
Das nove capitais nordestinas, em apenas três o candidato apoiado por Lula disputa a liderança das pesquisas: Teresina, Fortaleza e Recife
Apesar de o Nordeste ser considerado um reduto majoritariamente petista, as eleições de 2024 devem indicar uma mudança nesse cenário. Das nove capitais nordestinas, em apenas três o candidato apoiado por Lula disputa a liderança das pesquisas: Teresina, Fortaleza e Recife.
Em Recife, no entanto, o prefeito João Campos (PSB) tem feito questão de esconder o apoio do petista na campanha eleitoral justamente para não perder parte do apoio do eleitor de centro e direita que tem avaliado positivamente a sua gestão. A expectativa é que ele seja reeleito – sem Lula – com 75% dos votos.
Teresina deve ser o último bastião petista
Em Teresina, Fábio Leite lidera as pesquisas e deve disputar o segundo turno contra Silvio Mendes, do União Brasil, candidato do ex-ministro-chefe da Casa Civil Ciro Nogueira; em Fortaleza, o petista Evandro Leitão disputa uma vaga no segundo turno contra o bolsonarista André Fernandes (PL). Capitão Wagner, outro bolsonarista – embora mais moderado – também tenta uma vaguinha na reta final da campanha.
Nas demais capitais, os candidatos do PT ou serão derrotados em primeiro turno, ou só por um milagre vão chegar a um segundo turno. O caso de Salvador é simbólico. Na capital baiana, a tendência é que o atual prefeito Bruno Reis (União) – filhote do Carlismo – vença em primeiro turno; o candidato petista, Geraldo Júnior (MDB), que tem o apoio do governador Jerônimo Rodrigues, patina nas pesquisas e mal chegou a dois dígitos nas principais pesquisas.
Em Maceió, Lira deve levar a melhor em disputa contra Renan
Em Maceió (AL), o candidato de Lula, Rafael Brito (MDB), também é apoiado por Renan Calheiros. A tendência é que o grupo de Lira consiga reeleger o atual prefeito, João Henrique Caldas, do PL. JHC tem hoje 74% das intenções de voto. Foi justamente graças a Lira que JHC se livrou de uma CPI para apurar indícios de irregularidades nas concessões dadas à Brasken pela prefeitura de Maceió.
Em São Luís (MA), outro exemplo do quanto o petismo está em baixa. O candidato de Lula, Duarte Júnior (PSB), montou um palanque suprapartidário que teve até o apoio de PL de Jair Bolsonaro. Mesmo assim, a tendência é que a disputa seja encerrada neste domingo, 6. O líder das pesquisas é Eduardo Braide, do PSD de Gilberto Kassab.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)