Ativistas climáticos jogam sopa contra os Girassóis de Van Gogh
O ato de vandalismo foi realizado após a condenação, na sexta-feira, 27 de setembro, de outros dois ativistas deste grupo ambientalista à prisão por atos semelhantes em 2022
Três ativistas do grupo ambientalista Just Stop Oil se declararam inocentes na segunda-feira, 30 de setembro, perante um tribunal londrino que os processa por “danos criminais”, depois de, na sexta-feira, 27, terem jogado sopa em duas pinturas dos Girassóis de Van Gogh, protegidas por vidro, na Galeria Nacional.
Esta nova ação surgiu logo após a condenação, na sexta-feira, 27, de dois outros ativistas deste grupo ambientalista à prisão por fatos semelhantes em 2022. A Just Stop Oil apela ao fim dos combustíveis fósseis até 2030 no Reino Unido.
Stephen Simpson, 71, Mary Somerville, 77, e Phillipa Green, 24, compareceram ao Tribunal de Magistrados de Westminster na segunda-feira, 30.
Um precedente em 2022
Eles estão sendo processados por terem jogado sopa em duas versões dos Girassóis de Van Gogh: uma pintura de 1888, já destinada à Galeria Nacional, e outra de 1889, emprestada pelo Museu de Arte da Filadélfia, como parte do Van Gogh: Exposição Poetas e Amantes.
As pinturas em si não foram danificadas, mas o promotor James Bowker disse que suas molduras foram danificadas. Especificou que a moldura da pintura pertencente à Galeria Nacional, avaliada entre 10.000 e 20.000 libras, iria sem dúvida “exigir uma restauração”, e que a outra moldura deverá ter um valor “semelhante”.
O advogado de defesa Raj Chada disse que os danos nas molduras ainda não foram avaliados e sublinhou a ausência de danos nas próprias pinturas, “cobertas por grosso vidro protetor”.
Os três ativistas da Just Stop Oil agiram pouco depois da condenação, na manhã de sexta-feira, de Phoebe Plummer, de 23 anos, e Anna Holland, de 22, a dois anos e 20 meses de prisão, respectivamente, pela justiça britânica, por terem encharcado a pintura de Girassóis na Galeria Nacional em outubro de 2022.
A ação danificou levemente a moldura que circunda a obra. Os três ativistas foram libertados sob fiança. Uma nova audiência está marcada para 28 de outubro.
Leia também: Ativistas do clima picham Castelo de São Jorge, em Lisboa
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)