Crusoé: Zelensky aponta “terror russo diário” após mortes de civis
No "Dia dos Defensores da Ucrânia", ataque russo deixa civis mortos e feridos em ataque a ponto de ônibus no centro de Kherson
As tropas russas atacaram o centro da cidade de Kherson, no sul da Ucrânia, com artilharia. Uma parada de transporte público foi atingida. Sete pessoas morreram, informou o centro de imprensa do Gabinete do Procurador-Geral da Ucrânia. A Polícia Nacional da Ucrânia também informa sobre o ataque, que aconteceu em um momento especial. A polícia escreveu, entre outras coisas:
“O ataque traiçoeiro num momento em que todo o nosso país se curva em luto e observa um minuto de silêncio em memória dos defensores caídos mostra mais uma vez o cinismo do nosso inimigo”.
No dia 1º de outubro, o feriado “Dia dos Defensores da Ucrânia” é comemorado na Ucrânia.
Zelensky
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky (foto), comentou o ataque em suas redes sociais, por meio das quais também compartilhou imagens das vítimas:
“Ataque russo em Kherson, mesmo no centro da cidade, segundo as pessoas que estavam no ponto de ônibus, perto do mercado central. Até agora seis mortos são conhecidos. Meus sentimentos a todos os familiares e amigos. Seis pessoas estão feridas e recebendo os cuidados necessários.
Terror russo diário, tentativas diárias de destruir a vida – tudo isso pode ser impedido. Temos que alcançar uma paz confiável para o nosso país e para o nosso povo. Para isto, a força e a determinação ucraniana e dos nossos aliados devem ser maior do que o desejo de Putin de trazer o terror.
Pressão contra o agressor. A ajuda à Ucrânia deve ser permanente e abrangente. Agradeço a todos os parceiros que nos ajudam a proteger vidas! Obrigada a todos os que mantêm a Ucrânia segura!”
Rússia ataca subestação
Como resultado de outro ataque russo à subestação principal, uma das linhas elétricas da central nuclear ocupada de Zaporizhzhia foi cortada, deixando-a alegadamente à beira de um apagão. A informação foi noticiada pelo Ministério da Energia.
“Outro ato de terrorismo russo aumentou o risco de um acidente na central nuclear ocupada de Zaporizhzhia. Exigimos a implementação imediata da resolução da AIEA e o regresso da central elétrica ao controle ucraniano. Esta é a única forma de garantir uma operação segura”, disse o ministro da Energia, Herman Halushchenko. Os técnicos estão…
Siga a leitura em Crusoé. Assine e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)